Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Confira detalhes sobre a mulher que está com coronavírus em Londrina

17/03/20 às 20:31 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A mulher de 52 anos que está coronavírus em Londrina começou sentir os sintomas no dia 6 de março ainda na Itália. Ela passou pela Espanha e chegou no Brasil na segunda-feira (9) da semana passada. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ela permaneceu por todo este período em isolamento domiciliar. "Foi muito bem orientada pelos países da Europa em relação aos procedimentos corretos que deveriam ser adequados. Desde o desembarque seguiu rigorosamente todos os protocolos, estava acompanhada do seu marido, foi diretamente para sua residência onde permaneceu em isolamento", afirmou. 

Ela buscou o primeiro atendimento no dia 10 em uma unidade particular de Londrina, mas o médico não considerou como um caso suspeito. No outro dia, permanecendo os sintomas, a paciente procurou outro consultório médico particular que solicitou o exame em um laboratório privado. O resultado constatou que ela estava com coronavírus e foi validado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). 

Em todo este período, a mulher não teve contato com seus filhos e ficou apenas com seu marido em casa. "Um quadro leve, sem sintomas de agravamento, sendo quadro de gripe normal. O marido dela, que está na residência, testou negativo para o coronavírus. Entre os dois, estão mantendo isolamento de modo que facilita o nosso trabalho pensando em saúde pública", ressaltou o secretário. 

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Em todos esses dias ela ficou em casa e não precisou de internamento em unidades de saúde. Para o secretário, os demais munícipes não correm risco de transmissão a partir deste caso confirmado. "Temos a certeza e a convicção que a primeira paciente seguiu rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde e neste caso específico é muito difícil, quase impossível, ter um outro caso positivo advindo dessa fonte viral". 

As pessoas que estavam com essa mulher no avião que chegou em Londrina não foram avaliadas. "Nós não sabíamos, não tínhamos informação que ela estava vindo da Itália, que estava com sintomas. Fato que depois desse acontecido, todas as pessoas que procuraram atendimento com os sintomas se enquadraram nos critérios de suspeitos, foram notificados", disse Machado. 

Casos em investigação
Todos os casos estão sendo monitorados segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente são 11 casos suspeitos e sete que foram descartados em Londrina. A mulher que teve o exame confirmado não estava no radar dos notificados até então.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá