Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aumenta procura por vacina contra meningite na rede particular, em UBSs busca segue normal

07/03/19 às 12:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em duas clínicas particulares de Londrina já houve aumento da procura pela vacina contra meningite. Na clínica da Unimed, nos três primeiros dias desses mês, já foram aplicadas 159 doses de Meningo B e outras 81 de ACWY.

Um dos motivos pode ser a morte de Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A criança morreu no início do mês por meningite meningocócica. Entre janeiro e fevereiro, foram 272 crianças e adultos foram imunizados na clínica.

Na Clínica de Imunizações Dr. Baldy, a procura por doses dobrou desde o início do mês. A busca foi tão grande que uma das vacinas acabou, contra o tipo B. Os novos pedidos não chegaram a tempo de dar conta da demanda. Mais doses devem estar disponíveis nessa sexta-feira (8). Por conta disso, há fila de espera. A clínica aplica três tipos diferentes da vacina e os outros dois estão com estoques baixos, aguardando reposição. A procura por telefone também é grande.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Apenas na rede municipal de saúde não houve aumento da procura por vacinação contra a meningite. Nas Unidades Básicas de Saúde, doses contra meningo C estão disponíveis para crianças aos 3 e 5 meses e o reforço deve ser feito com 1 ano. Depois uma nova dose deve ser aplicada entre os 9 a 11 anos.

Em todo o estado, ano passado, foram registrados 1601 casos de meningite e 108 mortes. Já este ano, nos três primeiros meses foram 143 casos e 13 óbitos, mas a secretaria estadual de saúde aponta que os números estão dentro da média. Na 17ª Regional de Saúde, que abrange a região de Londrina, são 9 casos registrados e duas pessoas morreram.

O mais recente é de um rapaz de Capanema. O jovem de 16 anos morreu no último dia 5 após ficar 5 dias internado.

Vacina no Estado 

A Secretaria de Estado da Saúde está pleiteando junto ao Ministério da Saúde o aumento no número de doses da vacina contra a meningite, que está em falta em alguns municípios do Paraná. Emergencialmente, a secretaria fez o remanejamento dos estoques entre as várias Regionais de Saúde para evitar o desabastecimento, na medida do possível.

Sobre a doença

A meningite é causada por fungos, bactérias, parasitas ou ainda por complicações de outras doenças. É altamente contagiosa e a bactéria fica alojada entre as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença é transmitida pelo ar e para combatê-la existem 3 tipos de vacina. A rede pública disponibiliza apenas a Meningo C, e na particular é possível as outras.  A vacina pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade.

(Colaborou Larissa Trevisan)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá