Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

13/04/24 às 10:24 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná foi considerado o Estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking da consultoria Bright Cities. O estudo, que está em sua 2ª edição, leva em consideração a média dos indicadores dos três maiores municípios de cada unidade federativa. Curitiba, Maringá e Londrina aparecem entre as melhores do País. A partir dessa metodologia, a plataforma atribuiu ao Paraná nota 6,31 em uma avaliação que varia entre 4,5 e 6,49. São Paulo foi o vice-líder, com nota 6,17, seguido por Santa Catarina, com 5,95.


O ranking leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A ideia do levantamento é observar como os estados e as cidades têm trabalhado para impactar o bem-estar de seus habitantes, o meio ambiente e quais são as possíveis melhorias existentes.


Em missão internacional à Índia, onde tem como foco a busca por soluções tecnológicas inovadoras, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comemorou o resultado. “Nos últimos anos, o Paraná se tornou uma referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável, demonstrando que é possível aliar altos índices de produtividade no agronegócio e na indústria com a preservação do meio ambiente”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
EMPREGO

Agências do Trabalhador disponibilizam 17,8 mil vagas no Paraná

Imagem de destaque
PROIBIDOS PELA ANVISA

Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento

Imagem de destaque
25ª EDIÇÃO

Paraná apresenta potencial do turismo náutico no Rio Boat Show 2024

Imagem de destaque
41 ANOS

PCPR prende homem por dívida de pensão alimentícia em Cornélio Procópio


Estado já liberou R$ 17 milhões para construção de teatros, bibliotecas e centros culturais

De acordo com a consultoria, o reconhecimento ao Paraná reflete os esforços conjuntos do setor público e da iniciativa privada em promover ações que impulsionam a inovação e a sustentabilidade em todos os níveis. Entre estas iniciativas que levaram ao resultado, o Bright Cities destaca investimentos em energias renováveis, o fomento à inovação tecnológica, o incentivo ao empreendedorismo e à criação de startups.


Exemplos mais recentes deste trabalho são o lançamento do projeto da Fábrica de Ideias, com a criação de um dos maiores hubs de inovação da América Latina em Curitiba, bem como o programa Talento Tech, para a concessão de bolsas para qualificação profissional no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para 3 mil jovens de 50 municípios paranaenses.


“O Paraná já é considerado o estado mais inovador do Brasil, várias cidades estão se transformando em polos tecnológicos, e projetos como estes fazem com que a tecnologia e a inovação impulsionem o dinamismo da economia e a geração de empregos mais qualificados”, comentou o governador.


A consultoria Bright Cities considera, ainda, que a implementação de políticas públicas voltadas para a conservação dos recursos naturais, incluindo a gestão sustentável dos recursos hídricos, o estímulo à reciclagem e o planejamento urbano pesaram na avaliação. Em março, o Paraná também registrou uma redução de 59% do desmatamento ilegal.


Estado estuda modelo para incentivar construções de casas rurais sustentáveis

CIDADES – Curitiba foi a cidade paranaense melhor avaliada no quesito de inovação e sustentabilidade na edição 2024 do ranking nacional, com uma nota média de 6,38. A Capital ficou na 9ª colocação entre as cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes. Depois, aparecem a cidade de Maringá, na 12ª posição, com uma nota de 6,34, e Londrina, na 22ª, com avaliação média de 6,21.


Outras cidades que também aparecem entre as 100 mais inovadoras e sustentáveis do Brasil foram Umuarama (23ª), Pinhais (40ª), Cascavel (41ª), Toledo (54ª), Foz do Iguaçu (77ª), Arapongas (83ª) e Campo Largo (94ª).


Entre as cidades do Sul do Brasil, Curitiba e Maringá ocupam respectivamente a liderança e a vice-liderança regional, enquanto Londrina aparece em 5º lugar, atrás de Erechim, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina.


Litoral do Paraná atendeu expectativas de mais de 90% dos turistas, mostra pesquisa

BRIGHT CITIES – Com uma metodologia inovadora baseada na análise de dados, a Bright Cities é uma plataforma online que diagnostica a eficiência das cidades e estados e indica as melhores soluções para melhorá-la, tornando-a mais inteligente todos os dias. A partir de uma base de dados e centenas de indicadores reconhecidos por entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional de Normalização (ISO), a ferramenta estabelece rankings comparativos e traça contextos regionais.


Os diagnósticos consideram o desempenho em dez áreas prioritárias: governança, tecnologia e inovação, saúde, segurança pública, energia, meio ambiente, mobilidade, urbanismo, educação e empreendedorismo. A iniciativa conta com patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá