Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Já é hora de o Cascavel usar a calculadora no Estadual?

10/02/24 às 11:57 - Escrito por
siga o Tarobá News no Google News!

Faltam apenas quatro rodada para o fim da fase de classificação do Campeonato Paranaense. A pergunta é: o Cascavel irá garantir a vaga nas quartas de final? A essa altura do Estadual, é bom já preparar a calculadora. O técnico Matheus Costa havia estabelecido uma meta: somar no mínimo quatro pontos nos dois jogos como visitante. Essa meta não pode mais ser alcançada. Mas o Cascavel pode encaminhar a classificação se derrotar o lanterna Independente São Joseense neste domingo (11), às 16 horas, em São José dos Pinhais. Isso porque, com a vitória, o time chega aos doze pontos. Só a título de comparação, no Estadual do ano passado, o Independente São Joseense ficou com o oitavo lugar justamente com doze pontos. Ou seja, teve um aproveitamento de 33%. Hoje, quem aparece na oitava posição é o Andraus com sete pontos e também tem um aproveitamento de 33%. Por essa projeção, o time que chegar aos doze pontos se classifica. No entanto, nesta edição a tendência é que seja necessária uma pontuação maior para avançar para o mata-mata.

Nesse caso, é preciso estabelecer um parâmetro com base nos últimos quatro Paranaenses que tiveram esse mesmo formato. A classificação do Independente no ano passado foi a que exigiu menor pontuação para o oitavo lugar. Em 2022, o mesmo Independente avançou em oitavo lugar com 16 pontos. Já no ano anterior, em 2021, o Azuriz se classificou em oitavo com 15. E em 2020, o Paraná foi o oitavo com 13. Logo, o número mágico para chegar nas quartas de final é 14 pontos. Isso significa que o Cascavel necessita somar mais cinco pontos para confirmar a vaga. Claro que esse número pode mudar com o andamento das últimas rodadas. Mas com base nesse parâmetro, o Paranaense já tem três classificados para as quartas: Athletico-PR, Coritiba e Maringá.

 

Leia mais:

Imagem de destaque
SÉRIE D DO BRASILEIRO

Cascavel estreia na Série D de 2024 com vitória sobre o Avenida

Imagem de destaque
FUTSAL FEMININO

Stein Cascavel vence o Leoas da Serra pela Liga Feminina de Futsal

Imagem de destaque
TÊNIS

Cascavel Country Clube é sede do Festval Open de Tênis

Imagem de destaque
SÉRIE D DO BRASILEIRO

Cascavel quer pegar uma ‘Avenida’ para a Série C do Brasileiro

Campanha

O detalhe é que, depois de sete rodadas, o Cascavel tem a pior campanha desde 2020, quando o Paranaense passeou a ter esse mesmo formato. Em 2020, já somava 16 pontos a essa altura do campeonato. Em 2021, quando foi finalista, tinha 15 pontos. E nos dois anos anteriores, tinha onze pontos depois de sete rodadas. Agora, tem apenas nove pontos ganhos em sete jogos. Ou seja, se vencer mais dois jogos se garante nas quartas. Mas o ideal seria tentar uma classificação entre os quatro primeiros colocados. Nesse caso, o Cascavel precisaria vencer os quatro jogos restantes.

 

Só pedreira

A tabela não se mostra muito tranquila para o Cascavel nesta reta final de Paranaense. Em tese, o jogo mais fácil será o próximo contra o Independente São Joseense, que é o lanterninha. Mas se trata de um jogo como visitante e o técnico Matheu Costa perdeu dois jogadores titulares. O lateral Libano e o zagueiro João Marcus, artilheiro do time na competição com dois gols, estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Depois, o Cascavel volta a jogar em casa e recebe o Cianorte naquele que pode ser um confronto direto pela classificação. Na penúltima rodada, o duelo é contra o Operário em Ponta Grossa. E pela campanha dos dois times até agora, este também pode ser um confronto direto pela vaga. Na última rodada, o Cascavel volta a jogar em casa e recebe o Coritiba, que é um dos times de melhor campanha. E está na luta pela primeira posição na classificação geral.

No ano passado, quanto também teve uma troca de treinador no decorrer da competição, o Cascavel confirmou a classificação na última rodada, mas tinha uma tabela um pouco mais cômoda nos últimos quatro jogos. O time foi derrotado por Aruko (2 a 1) e Athletico (1 a 0), ambos como visitante. E fechou a primeira fase com dois jogos em casa: empatou sem gols com o Coritiba. E depois venceu o rebaixado Foz do Iguaçu por 3 a 0. Com isso, fechou a fase de classificação em sexto lugar com 15 pontos.


Copa do Brasil

A CBF divulgou na noite desta sexta-feira (09) a tabela detalhada com os jogos da primeira fase da Copa do Brasil. O Cascavel irá enfrentar o Petrolina de Pernambuco no dia 28 de fevereiro, às 19 horas. Como é visitante neste confronto terá a vantagem do empate. Outros dois times do Paraná jogam no mesmo dia. O Maringá recebe o América-MG, às 19h15, no Willie Davids. E o Operário de Ponta Grossa irá visitar o xará Operário-MS, às 21h30.

Os outros dois representantes do Paraná jogam antes, no dia 22 de fevereiro. O Cianorte irá pegar o Corinthians, às 20 horas, e será o mandante no Willie Davids, em Maringá. Já o Coritiba irá enfrentar o Águia de Marabá, às 20 horas. 

 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá