Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel quer pegar uma ‘Avenida’ para a Série C do Brasileiro

27/04/24 às 08:13 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

O Cascavel inicia neste sábado (27) a sua quinta participação consecutiva na Série D do Campeonato Brasileiro. E pela quinta vez, a Serpente Aurinegra busca o tão desejado acesso à Série C. E já está na hora do time cascavelense subir de patamar, já que se tornou um ‘veterano’ na Série D. O caminho para terminar entre os quatro primeiros colocados e se garantir na terceira divisão é longo. Ao todo, são necessários vinte jogos para chegar nas semifinais da Série D. Na primeira fase, serão 14 jogos, turno e returno, em que os quatro primeiros colocados avançam para a segunda fase. Depois, são três mata-matas (seis jogos) para alcançar um posto entre os quatro semifinalistas.

Esse formato de disputa é bem conhecido pelo Cascavel das quatro participações anteriores, entre 2020 e 2023. O time precisa melhorar o desempenho no mata-mata. Nas três primeiras participações, o Cascavel passou da primeira fase. Mas foi eliminado na fase seguinte, o primeiro desafio eliminatório na competição. Já no ano passado, o time começou a Série D badalado por ter chegado na final do Campeonato Paranaense e ter ficado com o vice-campeonato. Mas os resultados não se repetiram e o Cascavel não avançou para o mata-mata, tendo a pior campanha em quatro participações da Série D.

Neste ano, o trabalho foi feito de maneira diferente. E o time pode pegar uma ‘avenida’ rumo à terceira divisão. Isso porque o jogo de estreia do Cascavel no Grupo A8 será contra o Avenida. Neste sábado, a Serpente Aurinegra encara o time gaúcho, às 15h30, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. O time de Matheus Costa quer iniciar a competição com o pé direito. Por isso, o trabalho foi feito sem muito alarde. Tanto é que, depois do Paranaense, o elenco fez uma intertemporada em Londrina para se preparar para a Série D. Por lá fez quatro jogos-treino e venceu todos. Vários atletas do Campeonato Paranaense foram mantidos. E a diretoria colocou dez reforços nas mãos do treinador. Nos bastidores da crônica esportiva corre o boato de que, neste ano, o Cascavel formou o elenco mais qualificado para a Série D, o que credencia para o acesso.

Leia mais:

Imagem de destaque
FUTSAL

Stein Cascavel recebe o UNIDEP/Pato Branco pela Liga Feminina de Futsal

Imagem de destaque

Cascavel Futsal sofre a maior goleada na temporada: 8 a 1 para o Campo Mourão

Imagem de destaque
SÉRIE OURO

Cascavel Futsal enfrenta o Campo Mourão nesta terça pela Série Ouro

Imagem de destaque
LIGA NACIONAL

Foz Cataratas vence o Taubaté pela Liga Nacional

Logo, isso aumenta a responsabilidade para o técnico Matheus Costa, que chegou ao Cascavel com o Campeonato Paranaense em andamento. Ele não teve condição de formar o próprio time na sequência do Estadual e teve que trabalhar com o que tinha nas mãos. Agora, ele teve uma interferência maior na formação do time para a Série D. E se espera que, com o tempo antes da estreia, tenha ajustado o time de maneira para torna-lo competitivo. Aliás, o treinador conhece bem as características do futebol do sul do país, já que trabalhou nos três estados. Nesta edição da D, o Cascavel volta a cruzar com os times dos estados do sul. O Grupo A8 tem ainda o paranaense Cianorte, adversário da próxima rodada, os catarinenses Barra, Concórdia e Hercílio Luz, e os gaúchos Avenida, Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo. 



Estreias

Esta é a primeira vez que o Cascavel inicia a Série D como visitante. Nas outras quatro participações anteriores, o time sempre atuou diante da torcida na primeira rodada. Em 2020, empatou em 3 a 3 com a Cabofriense, do Rio de Janeiro. No ano seguinte, novo empate em 3 a 3 com o Joinville. Nas duas ocasiões, o time vencia e permitiu o empate. Já em 2022, estreia com vitória: 1 a 0 sobre o Próspera. E no ano passado, derrota amarga para o Crac de Goiás por 2 a 0, no Olímpico.

 

Gaúchos

A estreia será fora de casa contra um time do Rio Grande do Sul. Mas o retrospecto contra os gaúchos em jogos oficiais é positivo para o Cascavel. Foram doze jogos pela Série D nos anos de 2021 e 2022. O Cascavel conquistou seis vitórias, teve cinco empates e sofreu apenas uma derrota. A Serpente Aurinegra nunca perdeu em território gaúcho pela Série D. Foram seis jogos com três vitórias e três empates.

 

Cianorte

Depois de estrear contra o Avenida, o Cascavel fará o primeiro jogo em casa no dia 05 de maio. E fará o clássico estadual contra o Cianorte. O Leão do Vale do Ivaí também estreia na Série D neste sábado e enfrenta o Hercílio Luz. A partida será às 18 horas, no Albino Turbay. 


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá