Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

A Sombra exposta na greve dos caminhoneiros

04/06/18 às 17:22 - Escrito por Marcos Giraldi
siga o Tarobá News no Google News!

Paralisação mostra a Sombra de brasileiros que só conseguem olhar para o próprio umbigo. A culpa é do outro! Será?

Qual é a sua Sombra? Uma pergunta poderosa, de difícil resposta. Mas quando respondida, é libertadora! Afinal, ao descobrir qual é nossa sombra, assumimos o controle da situação para que ela não nos domine mais.

O conceito vem do livro “O Efeito Sombra”, de Deepak Chopra. Nele, o escritor defende que todos nós temos uma Sombra. Aquilo que não queremos ser, mas somos. É o desvio de comportamento que tentamos esconder, mas que, quando menos esperamos, está lá, nos assombrando.

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!

A greve dos caminhoneiros mostrou uma das piores “Sombras” do brasileiro. Talvez do ser humano! O egoísmo!!!


CORRUPÇÃO

Se o grande apoio aos caminhoneiros se deve à revolta da população com a corrupção, podemos dizer que o brasileiro protestou contra si mesmo.

Como assim? Oras, o que é a corrupção senão a incrível capacidade de olhar para o próprio umbigo e tirar proveito de uma situação?

Sim!!! Um político que embolsa milhões que deveriam ir para a saúde, para e educação ou para a segurança é um grande egoísta. Simples, assim! É um mau caráter que só pensa em si e não mede as consequências de seus atos. O que importa é se aproveitar, é ser esperto, é construir o seu próprio pé de meia.

Esse político é CULPADO! A culpa é dele! Concorda? Provavelmente, sim!

Vamos lá, fazer a analogia. Quem, no meio da greve, correu para o supermercado comprar 30 kg de arroz, 20 latas de óleo e 10 pacotes de feijão pensou em quem? Acertou!!! Pensou só nele! De forma egoísta, não se importou se quem vinha atrás ficaria sem o alimento.

Ah... mas essa pessoa não é corrupta! Ela pagou pelo alimento. É verdade! Mas é egoísta! E a essência do corrupto é o egoísmo!

Esse consumidor sem consciência é CULPADO! A culpa é dele!

Vamos para o outro lado da banca. O dono de posto que se aproveitou do desabastecimento e cobrou R$ 10 ou R$ 15 o litro é o que? Na minha percepção – e é só a minha percepção – é um egoísta! Aproveitador! Mau caráter!

Esse empresário sem escrúpulo é CULPADO!!!


EU SOU CULPADO!

A culpa sempre é do outro!!!!

Lamento dizer, mas... EU SOU CULPADO! VOCÊ É CULPADO!

Enquanto a culpa for do outro, não teremos o poder de fazer nada! Quando, definitivamente, reconhecermos nossa Sombra, assumirmos a nossa parcela de responsabilidade e, efetivamente, mudarmos nosso comportamento, estaremos dando o passo para a transformação que tanto esperamos e precisamos.

Caso contrário, o círculo vicioso nunca será interrompido!

Quer mais um exemplo disso? As eleições! Quantas vezes você já ouviu a surrada frase: “brasileiro não sabe votar”. Concorda com ela? Eu concordo plenamente!!!!

Mas... responda sinceramente: você  já parou para pesquisar - pesquisa séria, profunda - o candidato que vai votar? Prefeito, vereador, deputado, presidente...

Eu, nunca!

Aí me resigno a admitir: - EU SOU CULPADO!!!!

E, como culpado, declaro que vou mudar meu comportamento. Chega de colocar a culpa nos outros e não fazer nada! É hora de fazer a coisa certa. E o certo é pensar de forma coletiva, é buscar o que é melhor para a sociedade, é "perder" tempo analisando em quem votar.

É como o beija-flor que levava água no bico para apagar o incêndio na floresta. Questionado porque estava fazendo aquilo, pois não adiantava nada, ele respondeu: - Estou fazendo a minha parte!!!

Enquanto eu não admitir isso e não fizer minha parte, seguirei protestando contra a corrupção dos outros!!! Então...

Vou fazer minha parte, afinal, EU SOU CULPADO!!!

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá