Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Computador ou na tela do celular: onde é melhor fazer a compra?

27/09/19 às 08:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Cada vez mais brasileiros estão acessando a internet e também é maior o número de pessoas que compra nos e-commerces. As telas de computador e de celulares dividem as atenções e têm vantagens e desvantagens.

Quando você precisar realizar a compra de um produto pela internet, prefere uma compra no mobile ou pelo seu computador? A pergunta pode parecer simples, mas, acredite, existem motivos para escolher um ou outro meio eletrônico.

De um lado temos uma máquina já bastante conhecida pelos brasileiros, com uma estrutura maior e mais robusta, além de uma tela ampla: o computador. Porém, do outro temos os smartphones que, apesar de menores, são capazes de fazer grandes tarefas e dar agilidade para as demandas do dia a dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
LETRAMENTO DIGITAL

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações estará em Londrina nesta quinta

Imagem de destaque

Copel Volt amplia eletrovia até Londrina para abastecimento de carros elétricos

Imagem de destaque

Confira as startups classificadas para o Red Fight Edição 2022

Imagem de destaque

Justiça tem responsabilizado bancos por fraudes em aplicativos de celulares roubados

E, embora pareça um pouco difícil escolher entre o melhor dispositivo para realizar as compras, o que se deve levar em consideração é a praticidade para o usuário.

Os brasileiros estão conectados

De acordo o IBGE, atualmente, mais de 116 milhões de brasileiros possuem acesso à internet e segundo o próprio instituto existem 230 milhões de smartphones em uso no Brasil — o que supera o número da população, com atuais 209,3 milhões. Ou seja, em grande parte os brasileiros estão conectados através dos celulares.

Já domicílios com algum tipo de computador representam 52,3%, ou seja, um pouco mais de 110 milhões de habitantes possuem alguma máquina, como notebooks, em casa.

Conectividade impulsiona compras online

Esses dados refletem diretamente o comportamento de compra dos consumidores: segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos brasileiros que possuem acesso à internet preferem compras online às tradicionais.

Por isso, o comércio via web deve estar preparado para receber e adaptar às necessidades dos consumidores. Isso inclui tornar os sites mais responsivos, oferecer segurança por meio de uma criptografia digital, estar de acordo com o Código do Consumidor, entre outros pontos.

Vantagens de comprar pelo computador

Comprar online tem algumas vantagens, como, por exemplo, a tela ser maior, se  comparada aos smartphones. Com isso, fica muito mais fácil visualizar o produto, sua descrição, opiniões de outros consumidores e até aquelas letras miudinhas no final da tela que podem conter informações importantes como taxas de entrega e política de troca.

No smartphone ficar trocando de páginas dentro de um aplicativo web ainda não é algo tão intuitivo, o contrário acontece no computador, no qual é possível abrir guias, deixando a navegação mais fácil e objetiva.

Além desses pontos, ressalta-se também que no computador é muito mais fácil digitar as informações, mais prático escolher a forma de pagamento e rolar entre as informações da página sem que algum conteúdo esteja tampado pelo tamanho da tela.

Desvantagens de comprar pelo computador

Uma das desvantagens do computador, frente aos smartphones, é que as notificações podem não ser instantâneas. Ou seja, pode demorar para o consumidor descobrir uma promoção ou ser informado do pedido, por exemplo.

Além disso, alguns sites fazem promoções exclusivas para quem compra pelo aplicativo mobile; o que não ocorre nos PC’s.

Vantagens de comprar pelo celular

Ao contrário dos computadores, os celulares emitem instantaneamente algumas notificações. Seja promoções, novos produtos ou qualquer mensagem que beneficiará o consumidor na hora da compra: elas aparecem com mais rapidez na tela do celular e, com isso, há mais chances de realizar bons negócios.

Com o crescimento do uso do smartphone, os e-commerce estão aplicando campanhas e usabilidade específicas para quem usa o aparelho portátil, ou seja, tem ficado mais fácil e prático acessar os comércios eletrônicos através dos celulares.

Desvantagens de comprar pelo celular

Como o mobile ainda é algo novo para alguns negócios, alguns endereços eletrônicos ainda não são responsivos nos smartphones, resultando em demora ao carregar e dificuldade na visualização dos produtos, por exemplo. Por isso, muitas pessoas acabam preferindo o acesso por computador.

Nos smartphones, ler aquelas letrinhas miúdas, com informações como política de troca e especificações do produto pode ser mais difícil, principalmente se a tela do celular for menor. O mesmo acontece na hora de preencher formulários e dados pessoais.

Como se vê, ambos os dispositivos têm pontos positivos e negativos. Mas tanto um quanto o outro precisam ser usados sempre com segurança e sabedoria para evitar gastos excessivos e possíveis fraudes.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá