Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Audiência Pública vai debater consórcios de saúde no Paraná

05/12/19 às 17:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima quarta-feira (11) uma audiência pública para debater o papel dos consórcios de saúde, a relação deles com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância para o Estado. A audiência “O Papel dos Consórcios como Instrumento de Regionalização do SUS” ocorre a partir das 9 horas no Plenarinho da Casa. A proposição é da deputada Cantora Mara Lima (PSDB). O deputado Dr. Batista (PMN), Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, vai participar do debate.

Os consórcios são organizações que englobam municípios localizados em áreas geográficas próximas. Eles se associam para fazer a gestão e oferecer e serviços à população destas cidades. "O papel dos consórcios como instrumento de regionalização do SUS é um tema pouco debatido nas esferas políticas. Vamos esclarecer o funcionamento dos consórcios, bem como a importância deles em consonância com o Estado. Junto com o deputado Dr. Batista, pretendemos trazer este tema de grande relevância para a sociedade", explica Mara Lima.

Além dos parlamentares, estão confirmadas as presenças do assessor do núcleo jurídico Secretaria da Saúde (Sesa), Henrique Bonatti Rego Barbosa, do presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar), o prefeito de Alto Piquiri Luiz Carlos Borges Cardoso, e do conselheiro estadual de Saúde, Luiz Fernando Zanon de Almeida.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O evento contará ainda com as palestras de Marina Martins, consultora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), abordando o tema “Regionalização no SUS: processos de implementação”; e de Daniela Cavalcante, secretária da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e diretora geral do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) tratando do assunto “Consórcios Públicos de Saúde: instrumento para regionalização”. Por fim, Ana Jansen, diretora executiva do consórcio Cisnordeste, representante da Fecan e da Rede Nacional de Consórcios falando sobre “Consórcios intermunicipais de saúde: perspectivas da Secretaria da Saúde”.

Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá