Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Foz do Iguaçu e Londrina monitoram presos com drones

22/10/19 às 15:20 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Unidades prisionais de Foz do Iguaçu e Londrina começaram um projeto pioneiro de monitoramento de presos por meio de drones. A ideia do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) é aproveitar que as Aeronaves Remotamente Pilotadas têm alta tecnologia e baixo custo. Nos últimos meses, os servidores da instituição têm recebido treinamento para trabalhar com os equipamentos.

“O uso dessas aeronaves tem sido difundido para várias áreas, incluindo a segurança pública. No caso das unidades prisionais, vamos monitorar e vigiar as unidades de maneira segura para os nossos servidores do Depen e dos presos e é por isso que queremos expandir este projeto”, afirma o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

De acordo com o diretor adjunto do Departamento Penitenciário, Thorstein Ferraz, o trabalho agora é de melhoria e estruturação do projeto. Segundo ele, a ideia é atender pelo menos 80% das unidades prisionais, mas estuda parcerias e convênios. “No momento, as equipes estão em fase de aperfeiçoamento do projeto e treinamento para habilitação de voo”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

A utilização dos drones é uma forma de controlar possíveis ações não permitidas em ambientes externos. “Com esses equipamentos teremos um controle geral da movimentação de carros, pessoas e até mesmo de ilícitos arremessados para o interior das unidades. É um ganho significativo para a segurança do ambiente penitenciário”, ressalta o coordenador regional do Depen de Foz do Iguaçu, Marcos Marques.

Por ser uma aeronave, a utilização de drones é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e deve ser feita apenas por pessoas treinadas e aptas. Por isso, a capacitação para formação de operadores - tanto para a pilotagem básica quanto para a avançada - é fundamental no processo de implantação desta ferramenta.


Depen

© Copyright 2023 Grupo Tarobá