Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ventos chegaram a 60 km/h e derrubaram 12 árvores, segundo Defesa Civil

20/12/17 às 17:08 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com a intensa chuva que caiu sobre Londrina no início da tarde desta quarta-feira (20), a Defesa Civil recebeu várias notificações da população. O Núcleo de Comunicação da Prefeitura divulgou um balanço inicial, informando que até as 18h, foram registradas 12 quedas de árvores de pequeno porte, especialmente na região central, nas avenidas Duque de Caxias, Minas Gerais e Juscelino Kubitscheck. Ocorreram também alagamentos, sendo que o bairro mais atingido foi a Vila Portuguesa, com cerca de 20 residências alagadas, todas próximas ao Centro Social Urbano (CSU).  

Segundo o coordenador-adjunto da Defesa Civil em Londrina, Demerval Anderson do Carmo, os serviços meteorológicos apontaram que os ventos chegaram a 60 quilômetros por hora, principalmente na área central da cidade. “A chuva foi intensa e rápida. Assim que cessou, as casas alagadas na Vila Portuguesa já começaram a voltar à normalidade, então os moradores não precisaram ser deslocados”, explicou. 

Devido ao grande volume de água, um trecho de aproximadamente dez metros do muro do cemitério São Pedro cedeu, face com a Rua João Cândido. A queda do muro atingiu ainda o ponto de ônibus. A equipe de servidores da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) compareceu rapidamente ao local. “Pedimos que a população evite transitar neste trecho, porque identificamos risco de novos desabamentos no muro”, frisou Carmo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MARINGÁ

PCPR prende suspeito de furtar mais de dez caminhonetes com prejuízo de mais de R$ 3 mi

Imagem de destaque
CONFERÊNCIA LIVRE

Pesquisadores e professores universitários debatem perspectivas raciais na ciência

Imagem de destaque
REPRESENTANTES

Comitiva comercial dos EUA visita o Porto de Paranaguá em busca de negócios

Imagem de destaque
TEMPO

No Dia Meteorológico Mundial, Simepar destaca trabalho para subsidiar políticas e alertas

A Acesf, atuando em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), já providenciou a retirada dos entulhos do muro. Houve bloqueio parcial da via, para que o serviço possa ser executado. A previsão é que a retirada do entulho seja concluída ainda nesta quarta-feira (20).

O superintendente da Acesf, Douglas Pereira, contou que os servidores estão instalando tapumes para que o local não fique desprotegido temporariamente. “Um engenheiro da Secretaria de Obras já está avaliando o muro para definir os próximos passos. O trabalho está sendo executado o mais rápido possível, para minimizar os transtornos à população. E próximo ao cemitério, na esquina com a Avenida JK, ocorreu a queda de uma árvore, que já foi recolhida pelo pessoal da Acesf e da Obras”, disse.

Também foi registrada a queda de árvores em cemitérios dos distritos de Lerroville e Paiquerê. 

Com o recesso escolar, a Secretaria Municipal de Educação está verificando se houve estragos nas unidades da rede municipal. Já foram identificados alagamentos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Clelia Regina Guilherme de Almeida Zotelli, localizado na Vila Portuguesa, e Valéria Veronesi, situado na região central. 

Saúde - Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tiveram pequenos pontos de alagamentos e goteiras em algumas salas, principalmente nas farmácias. O funcionamento destas unidades não foi interrompido. 

Na Maternidade Municipal Lucilla Balallai, algumas pacientes foram transferidas de salas, por conta dos danos causados pela chuva e ventos na enfermaria, sala de puerpério e posto de enfermagem. A equipe de Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde já foi encaminhada ao local, e os atendimentos prosseguem normalmente. 

Em caso de alagamentos, desabamentos ou quedas de árvores em vias públicas, a população deve informar a Defesa Civil no telefone 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

(com N,.Com)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá