Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tribunal multa prefeito e pregoeira de Palmeira por falha em licitação de TI

13/09/19 às 13:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) acatou parcialmente a Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei Geral de Licitações e Contratos) interposta pela empresa WSMI Representações Comerciais Limitada contra o Município de Palmeira. A representação apontou irregularidades na licitação realizada, em 2017, por essa prefeitura da Região dos Campos Gerais para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços da área de tecnologia da informação (TI). O Pregão Presencial nº 10/2017 incluiu implantação, treinamento, suporte técnico e manutenção de sistemas de informática.

O atual prefeito, Edir Havrechak (gestões 2013-2016 e 2017-2020), e a pregoeira, Leiliane Costa, foram multados, individualmente, em R$ 4.343,55. As sanções aplicadas estão previstas no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005).

 Ao analisar a representação, o Pleno do TCE-PR comprovou a irregularidade, pois o edital do processo licitatório obrigava que todos os participantes realizassem visita técnica à prefeitura, fato que acabou resultando na participação de apenas uma empresa no certame. O relator do processo, conselheiro Fabio Camargo, em seu voto, considerou a atitude grave, pois limitou os interessados e comprometeu a competitividade da licitação.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

A Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do Tribunal e o Ministério Público de Contas (MPC-PR) opinaram pela procedência parcial da representação, com recomendações ao município e aplicação de multas. O relator do processo seguiu os entendimentos da unidade técnica e do órgão ministerial e fez duas recomendações ao município.

A primeira recomendação é que a prefeitura não promova a renovação do contrato resultante do Pregão 10/2017 e instaure um novo procedimento licitatório. A segunda é que, em futuros certames, estabeleça no instrumento convocatório as parcelas de maior relevância técnica e de valor significativo relacionados à qualificação técnica, com parâmetros diretos, a fim de respeitar o princípio do julgamento objetivo desse quesito.

Os demais membros do Pleno do TCE-PR acompanharam o voto do relator, por unanimidade, na sessão do dia 24 de julho. Não houve recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 2079/19 - Tribunal Pleno, veiculado em 30 de julho, na edição nº 2.110 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). O processo transitou em julgado em 22 de agosto.

As instruções de cobrança foram emitidas pela Coordenadoria de Monitoramento e Execuções (CMex) do TCE-PR e o prazo para o pagamento das multas é o dia 3 de outubro. Caso não ocorra o pagamento, os nomes de Edir Havrechak e Leiliane Costa serão incluídos no Cadastro de Inadimplentes do TCE-PR e contra eles serão emitidas certidões de débito para inscrição em dívida ativa e execução judicial.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá