Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Termo de Compromisso viabiliza castração de animais domésticos

24/02/18 às 09:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina está realizando a castração de animais domésticos pertencentes a protetores e acumuladores de animais. A medida foi viabilizada mediante termo de compromisso ambiental firmado entre o Município e o Instituto Filadélfia de Londrina (Unifil), como medida compensatória do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Hospital Veterinário da Unifil. A iniciativa prevê a castração de 192 animais, entre cães e gatos.

De acordo com a secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, as castrações estão sendo utilizadas, especialmente, pelas atividades de fiscalização aos acumuladores de animais desenvolvidas pela Sema. “O sentido é reduzir a quantidade de animais dessas pessoas, em medida de colaboração. Normalmente são pessoas sozinhas, com problemas psicológicos, cuja retirada dos animais é algo traumático”, explicou. 

Conforme as denúncias são feitas para a Secretaria, principalmente de maus-tratos ou reclamação de mau cheiro, a equipe vai até o imóvel avaliar as condições.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA OS DADOS

Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná

Imagem de destaque
R$ 30 MILHÕES EM BENS

Empresários são alvos da PF por suposto desvio milionário do SUS

Imagem de destaque
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fundação Araucária vai apresentar NAPI Hidrogênio Renovável no dia 6

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Vence nesta terça-feira a quarta parcela do IPVA para veículos com final de placa 9 e 0

A gerente de fiscalização da Sema, Graziella Santana Damante, citou que no ato das fiscalizações, principalmente de denúncias de maus-tratos, é observado que a maioria dos casos trata-se de acumuladores em situação de baixa renda. “São pessoas sem condições de oferecer os cuidados adequados para si e seus animais. E por falta de recursos financeiros, não conseguem realizar as castrações, e com isso os animais acabam se reproduzindo sem controle. Por isso, fazemos o monitoramento dos casos, acompanhando a situação”, explicou.

Mediante uma ação de conscientização desses acumuladores, que tornam-se receptivos e autorizam a castração dos animais, a Sema elaborou um cronograma de atendimentos. “Já estamos com as 192 vagas praticamente preenchidas, sendo que 64 castrações já foram realizadas. E observamos que isso impactou positivamente a situação dos animais e também dos donos, que passam a cuidar melhor dos seus animais”, ressaltou. 

Denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas na Gerência de Fiscalização da Sema pelo telefone 3372-4770 ou 3372-4771. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá