Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná é pioneiro em conectar startups com setor público e privado

13/04/19 às 10:16 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Paraná conta com dois projetos que vão fomentar o ecossistema de inovação do Estado conectando startups com o setor público, privado e universidades. Os projetos foram apresentados nesta sexta-feira (12) na ExpoLondrina.

Por um lado o programa Sinapse da Inovação Paraná, que é uma parceria entre a Fundação Araucária, Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e a Celepar, terá um investimento de até R$ 4 milhões do Governo do Paraná para financiamento de projetos de inovação. Já o programa Startup Match, da Celepar, busca encontrar dentro desse ecossistema de inovação os principais gargalos que dificultam o desenvolvimento das startups.

STARTUP MATCH - Liderado pela Celepar, o Startup Match visa dirimir os gargalos das startups e criar uma plataforma de inovação aberta que permita que elas tenham acesso aos ativos de inovação e tecnologia do Paraná, para que assim possam se conectar e identificar aqueles que podem impulsionar os seus negócios. “Temos as universidades estaduais, os laboratórios e o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) que podem ajudar a eliminar esses gargalos. Temos que facilitar o desenvolvimento de pesquisas dentro das empresas, dentro das startups”, afirmou Allan Costa, diretor-presidente da Celepar.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Pesquisa do IBGE aponta nascimentos em queda e casamentos em alta no Paraná

Imagem de destaque
CULTURA AFRICANA

Secretaria da Educação lança caderno para estudo da cultura afro-paranaense nas escolas

Imagem de destaque
PROVA NO DIA 14

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos

SINAPSE DA INOVAÇÃO PARANÁ - O programa faz parte de um novo conjunto de iniciativas da Fundação Araucária, visando a construção de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) no Paraná.

“Vamos priorizar a criação de riqueza e bem-estar ao cidadão, a partir do fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. Sempre em harmonia com as demandas de desenvolvimento e as especificidades regionais do Estado”, enfatizou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

ÁREAS DE FINANCIAMENTO - Com base na análise do Ecossistema de Inovação do Estado do Paraná realizada pela CERTI, as áreas e setores priorizados para serem apoiados com recursos financeiros do programa são os seguintes: Agronegócio; Biotecnologia; Construção Civil; Economia Criativa; Economia Verde; Educação; Eletroeletrônicos; Energia; Mecânica e Mecatrônica; Mobilidade e Transportes; Químico e Materiais; Saúde e Bem-estar; Tecnologia de Alimentos; Tecnologia da Informação e Comunicação e Turismo.

Fonte: AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá