Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paraná discute acordo com Rússia para produzir vacina contra Covid-19

11/08/20 às 12:40 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

O Governo do Paraná discute um acordo com a Rússia que pode viabilizar a fabricação de vacinas contra Covid-19. A informação foi confirmada pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) nesta terça-feira (11), durante entrevista na TV Tarobá em Cascavel. Ele afirmou que deve assinar ainda nesta semana um protocolo de transferência de tecnologia com os russos, por meio do Tecpar. Acordo semelhante foi firmado com a maior empresa chinesa de biotecnologia para pesquisas e testes da vacina contra o coronavírus.

"Nossos laboratórios estão sendo preparados para isso, com auxílio das universidades. Já fizemos também uma reserva de R$ 200 milhões para compra de doses de vacinas", afirmou o governador. 

Nas primeiras horas desta terça-feira, o presidente Vladimir Putin anunciou que a Rússia registrou a primeira vacina do mundo contra a Covid-19, batizada de ‘Sputnik 5’. O nome é uma referência ao primeiro satélite lançado no espaço pela União Soviética. 

Leia mais:

Imagem de destaque
PREMIADO EM IBIPORÃ

Veja de onde são os ganhadores dos prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná

Imagem de destaque
VEJA CIDADES

Agências do Trabalhador têm 17,9 mil vagas disponíveis em todos os setores da economia

Imagem de destaque
ANO LETIVO

Oito mil alunos da Unicentro voltam às aulas nesta segunda-feira

Imagem de destaque
TRÊS UNIDADES

UENP executa 24 obras em Cornélio Procópio, Jacarezinho e Bandeirantes

A vacina é alvo de desconfiança da comunidade científica internacional em razão da falta de divulgação de estudos comprovando a eficácia da substância. "A gente fica feliz com as notícias, mas precisa ter um respaldo científico", comentou o governador.  

Em nota, o Governo do Paraná confirmou que está em tratativas com a Embaixada da Rússia no Brasil para participar do desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.

"Neste momento, as negociações ainda estão em andamento. Dentro deste processo, na quarta-feira (12/08) haverá uma reunião técnica com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, e equipe. O encontro é para definir os termos de um possível acordo entre as partes, e será coordenado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O Governo do Estado reforça que o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) é um órgão com capacidade técnica para participar do processo", informou a nota.

Ratinho Júnior visitou o Grupo Tarobá nesta terça-feira (11), quando falou sobre o retorno das aulas no Estado e concedeu entrevista ao vivo na Tarobá FM, que está disponível  em podcast. Ele é o entrevistado da próxima edição do Jogo Aberto, que vai ao ar no sábado (15), para Cascavel e região.

(Atualizada às 14h11) 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá