Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Nova USF Juvinópolis recebe reforma e ampliação de espaço

06/07/20 às 08:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na série de reportagens sobre Obras da Saúde, o destaque desta semana é para a obra da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Juvinópolis.

Em 2019, de acordo o Setor de Informação e Planejamento em Saúde, 6.034 pacientes foram atendidos entre consultas médicos ESF (Equipe Saúde da Família), Enfermagem e Serviço Social. Além disso, mais de 13.402 procedimentos ambulatoriais foram realizados.

 A odontologia da USF Juvinópolis realizou, em 2019, 5.532 procedimentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Repasses constitucionais aos municípios tiveram crescimento de 10,8% em março

Imagem de destaque
VEJA VÍDEO

Fotojornalista renomado morre em grave acidente no Contorno Sul, em Curitiba

Imagem de destaque
EM PONTA GROSSA

Adolescente grávida é sequestrada e mantida em cárcere privado pelo ex

Imagem de destaque
APÓS MONITORAMENTO

PCPR apreende duas toneladas de fios de cobre e prende sete homens em flagrante em Campo Mourão

A obra de reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família Juvinópolis iniciou no dia 06/03/2020 e já tem 14,53% executados.

A unidade de saúde proporcionará ambientes adequados e acessíveis a população e aos servidores.

A unidade contará com: recepção, pré-consulta, sala de vacina, farmácia, 1 consultório odontológico com a capacidade total de 1 cadeira odontológica, escovário, sala de curativos/suturas, sala de coleta, sala de aplicação de medicamentos, sala de serviço social, sala de inalação coletiva, 2 consultórios com sanitário, sala de reunião e educação em saúde, sala agentes comunitários em saúde, sala coordenação, vestiários masculino e feminino com sanitários, copa, DML, sala de limpeza e desinfecção, sala de armazenamento e estocagem de material esterilizado, almoxarifado, sanitários masculino, feminino, além de estacionamento.

 

Integração da comunidade

A coordenadora da USF Juvinópolis, Neusa Daroda Bazan, afirma que a nova unidade é aguardada não só para ampliar o espaço para o atendimento aos pacientes, mas também para integrar ainda mais a comunidade nos temas relacionados a saúde preventiva.

 “A comunidade aguarda ansiosa por essa reforma e ampliação dos espaços para o atendimento prestado por nossa equipe: odontologia, médicos, Agentes comunitários de saúde, técnicos, enfermeiros", destacou Neusa

A saúde da família tem por objetivo estar cada vez mais próximo da comunidade, pois é referência tanto para quem mora no distrito, quanto àqueles que estão em suas propriedades. Por conta da pandemia, atividades extras foram suspensas, no entanto, Neusa Bazan destaca que a unidade tem mantido o contato com os pacientes que encontraram nessas atividades uma melhor qualidade de vida.

“Temos grupos de gestantes, de hipertensos e diabéticos, e tantos outros que fortalecem o vínculo da Unidade de Saúde com os moradores do distrito. A Equipe Saúde da Família do Distrito de Juvinópolis é referência para o controle das doenças crônicas, sendo dado o encaminhamento necessário para as especialidades; por isso, a expectativa é grande para que possamos usufruir da nova unidade”, completou.

Marcos Sérgio Ferreira Matos, presidente do Conselho Local de Saúde, enalteceu o empenho da Secretaria de Saúde e a prefeitura em concretizar o sonho da comunidade com a nova estrutura de atenção primária.

 “Para nós é um motivo de muita alegria, pois a comunidade sonhou com a reforma e ampliação da unidade de saúde e graças ao empenho da Secretaria de Saúde e da Prefeitura, através das reuniões que fizemos com a presença do Secretário Thiago e o prefeito Paranhos”, enalteceu Marcos.

“Os moradores do Distrito de Juvinópolis e os servidores da Saúde receberão um grande presente com a nova unidade para poder desempenhar eles o bom trabalho que fazem e nós através do atendimento de qualidade”, acrescentou.

O valor investido na edificação é R$ 1.183.005,35, sendo emenda parlamentar no valor de R$ 249.720,00 do deputado federal Hermes Parcianello.

 O setor de Gestão de Insumos está elaborando o processo licitatório para a compra do mobiliário para a unidade.

A obra deve ser entregue, de acordo com o contrato com a construtora, em março de 2021.

 

Mais obras

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão 10 novas Unidades de Saúde da Família (USF) no perímetro urbano e no interior, sendo elas: Cidade Verde, Cancelli, Los Angeles, Santo Inácio/FAG, Tio Zaca, Morumbi, Guarujá, Floresta, Rio do Salto e Tarumã; três reformas com ampliação do espaço, a saber: UPA Brasilia, UPA Tancredo.

Outra obra em andamento é a nova sede do Centro de Atendimento Ambulatorial de Especialidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop). Todas essas obras citadas estão em fase de execução ou com licitação tramitando

A Secretaria Municipal de Saúde vem ampliando cada vez mais o atendimento à população tanto da área urbana quanto da área rural.

Prova disso, que a pasta ainda licitará a construção de Unidades de Saúde da Família nos bairros Claudete, Cataratas e a Manutenção das USF's do Periollo e dos distritos de Espigão Azul, São Francisco, São João, São Salvador e Sede Alvorada.

  

Os valores contratados podem ser visualizados no Portal da Transparência do Município através do endereço eletrônico: https://cascavel.atende.net/?pg=transparencia#!/grupo/1/item/2/tipo/1 e também no Diário Oficial do Município.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá