Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina recebe encontro religioso sobre os desafios do mundo urbano

22/01/18 às 17:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta terça-feira (23), às 19 horas, terá início em Londrina o 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), organizada pela Igreja Católica. Durante a celebração de abertura haverá apresentações de dança e música como a Orquestra de Viola Caipira de Londrina, em frente ao Monumento à Bíblia, às margens do Lago Igapó, na Rua Antônio de Morais Barros, 67, esquina com a Rua Senador Souza Naves, no Jardim Petrópolis. A Prefeitura de Londrina é apoiadora do evento, através de diversas secretarias municipais e autarquias. 

A cerimônia na Praça do Monumento à Bíblia será aberta ao público e os organizadores esperam cerca de 7 a 8 mil pessoas presentes. Para garantir a segurança de todos, os agentes municipais da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) farão a organização do tráfego de veículos e do deslocamento dos pedestres.

Por isso, a partir das 17 horas desta terça-feira (23), será bloqueado o cruzamento entre as ruas Senador Souza Naves e Clóvis Beviláqua, e as Ruas Henrique Dias e a da Canoagem terão desvios. Os agentes de trânsito irão orientar os motoristas e serão colocados cones e fitas para isolar o espaço. Além disso, os guardas municipais de Londrina estarão no local para garantir a segurança de todos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Pesquisa do IBGE aponta nascimentos em queda e casamentos em alta no Paraná

Imagem de destaque
CULTURA AFRICANA

Secretaria da Educação lança caderno para estudo da cultura afro-paranaense nas escolas

Imagem de destaque
PROVA NO DIA 14

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos

O encontro vai reunir mais de 3.200 participantes do Brasil inteiro, da América Latina, França, Itália e Alemanha, durante os dias 23 a 27 de janeiro. Eles vão debater os “Desafios no Mundo Urbano” como os relacionados à ecologia, moradia, mobilidade urbana, educação, saúde, comunicação, trabalho, pluralidade religiosa, políticas públicas, entre outros.

Vão participar os bispos das regionais brasileiras, religiosos, leigos que trabalham com serviços à comunidade, 100 indígenas, representantes de delegações internacionais, e 40 especialistas de 13 áreas diferentes como arquitetura e urbanismo, sociologia e teologia.

Em 22 de dezembro, o prefeito Marcelo Belinati recebeu a visita do Arcebispo de Londrina, Geremias Steinmetz. Na oportunidade, Steinmetz disse que gostaria de aproveitar as grandes oportunidades que Londrina oferece para o trabalho da igreja como um todo e o bom relacionamento que tem com a Prefeitura. Fruto disto é a parceria entre a igreja católica e o Município para a organização, logística e realização do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Mendonça, a Prefeitura de Londrina está auxiliando os organizadores do encontro por meio da cessão dos espaços públicos para a realização das palestras e debates.

Mendonça acrescentou que a Prefeitura está atuando também com as questões de mobilidade urbana e segurança pública. “Esse encontro é importante para Londrina, porque receberemos lideranças do Brasil inteiro, da América Latina e de outros países, e os temas que serão debatidos trazem uma integração importantíssima para a comunidade em geral e para todos os segmentos. É também uma oportunidade de mostrarmos como conseguimos solucionar alguns problemas, além de o evento movimentar a cidade como um todo, o comércio, a rodoviária, o transporte público”, disse Mendonça.

Para que todo o evento fosse possível, os organizadores se reuniram mensalmente com representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, Cultura, Saúde, Ambiente, Educação, e com os técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Guarda Municipal de Londrina. Assim, foi possível organizar o acréscimo de ônibus nas linhas mais utilizadas pelos encontristas e o fechamento e o desvio de ruas e avenidas com maior fluxo de pessoas. “O Município está colaborando com aquilo que é possível, assim como está presente e colabora em todos os eventos de grande porte que acontecem na nossa cidade”, esclareceu o vice-prefeito.

O padre e organizador das atividades em Londrina, Dirceu Luiz Fumagalli, explicou que o encontro tem como objetivo manter a religiosidade das regionais de base da Igreja Católica e sugerir informações e práticas que servirão de norte para os trabalhos frente aos novos desafios. “Os desafios não são problemas, mas fazem com que as comunidades sirvam de instrumento em busca de uma sociedade mais feliz e realizada. Por isso, escolhemos Londrina, dado seu porte médio e por ter relação com o tema deste ano, onde podemos discutir sobre moradia, mundo do trabalho, ecologia, mobilidade urbana, e a partir daqui podemos potencializar as sugestões para o mundo moderno”, explicou.

Quanto ao auxílio prestado pelas secretarias e administração indireta do Município, o religioso disse que a Prefeitura de Londrina está contribuindo por meio da ajuda na logística, na segurança dos participantes e em várias outras áreas.  

Cronograma de Atividades - O primeiro debate será realizado na quarta-feira (24), das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes Moringão, localizado na Rua Gomes Carneiro, 315. Será feita uma análise crítica sobre a realidade nacional do Brasil relacionada ao mundo político, social e eclesial. No período da tarde, os participantes se envolverão em discussões de temas específicos, realizados em 10 paróquias de Londrina. À noite, eles são recepcionados por cerca de duas mil famílias voluntárias que os estão abrigando durante o evento. 

Na quinta-feira (25), às 8 horas, no Ginásio de Esportes Moringão, todos debaterão os temas e os interpretarão por meio de textos bíblicos. Na parte da tarde os encontros continuam em 10 paróquias de Londrina e outras de Ibiporã e Cambé. 

Para garantir a segurança dos pedestres, motoristas e participantes do encontro, os agentes da CMTU programaram alterações viárias nas avenidas Juscelino Kubitschek (JK) e na Bandeirantes, na alameda Julio de Mesquita Filho e na Rua Gomes Carneiro. As ações terão início às 6h30.

Na sexta-feira (26), das 8h às 18h, os bispos e ouvintes permanecerão no Ginásio de Esportes Moringão. Eles trabalharão em cima dos resumos compilados nos dois dias de trabalho. Ao final do dia, às 18h30, eles farão uma caminhada em direção ao Aterro do Lago, onde às 19h30 será realizada a “Celebração dos mártires e defensores da vida”. 

Toda a caminhada será feita com ajuda de agentes da Guarda Municipal de Londrina e da CMTU. Por isso, os funcionários da Prefeitura farão bloqueios momentâneos das ruas Gomes Carneiro, da Lapa, Aminthas de Barros, Avenida Higienópolis, Rua Professor Joaquim de Matos Barreto e Avenida Maringá. No Aterro, o acesso à Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, na altura da Avenida Maringá, será completamente interditado. 

No sábado (27), das 8h às 18h, o encontro continua com a apresentação das propostas levantadas nos dias anteriores e será encerrado às 19 horas com uma missa aberta ao público. A celebração religiosa acontecerá no Ginásio de Esportes Moringão, que deve receber até 8 mil pessoas. Os agentes de trânsito e de segurança estarão no local. 

(com N.Com)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá