Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Confira todas as medidas restritivas adotadas por causa do coronavírus em Londrina

17/03/20 às 08:25 - Escrito por Murilo Pajolla
siga o Tarobá News no Google News!

Confira um resumo das medidas restritivas anunciadas nesta terça-feira (17) pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública da prefeitura de Londrina, criado para atuar no gerenciamento de proteção ao coronavírus:  

ExpoLondrina

A ExpoLondrina 2020, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, que seria realizada no mês de abril, está oficialmente cancelada pelo Município, por consenso entre as autoridades da Saúde. 

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

Para reforçar ações, Estado lança campanha contra a dengue com inteligência artificial

Imagem de destaque
PARANÁ

Com 20,1 mil novas vagas, Paraná foi o quarto estado que mais empregou em janeiro

Imagem de destaque
CALORÃO

Sensação térmica se aproximou de 50ºC em algumas cidades do Paraná

Imagem de destaque
CAMPINA GRANDE DO SUL

Cinco pessoas são presas pela PCPR e PRF em operação contra roubos de cargas

Educação municipal 

As aulas na rede municipal de ensino serão suspensas, por tempo indeterminado, a partir do dia 23 de março, próxima segunda-feira. Esta data passa a ser recomendada, também, para escolas privadas e universidades.

Asilos e hospitais 

 Serão suspensas ainda visitas aos asilos e instituições para idosos, e haverá restrição em visitas nos hospitais, que ficarão reduzidas a 15 minutos para pacientes que não possuem acompanhantes, que, por sua vez, deverão permanecer 12 horas no hospital.

Consultas e cirurgias 

Também será feito regramento para atendimento nos ambulatórios de consultas especializadas, que deverão atuar para reduzir a concentração de pacientes e definir o que é realmente prioritário. Ficarão suspensas cirurgias eletivas na rede pública a partir da semana que vem. 

NASF e CCIs

Todas as atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), para idosos, estão suspensas, bem como as dos três Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs). Os idosos são a grande preocupação das autoridades da Saúde, por formarem o grupo mais suscetível.

Missas e apresentações culturais  

Outras recomendações definidas são a suspensão de cultos religiosos e missas, sessões de cinema, teatro, eventos e apresentações musicais ou culturais em espaços fechados como boates, ou que mobilizem grandes concentrações de público. 

Bares e restaurantes 

Bares, restaurantes e lanchonetes serão disciplinados a oferecer atendimento reservado para atender 50% de sua capacidade total, devendo ser respeitada a distância mínima recomendada de dois metros de distância entre mesas. Os órgãos e componentes da Prefeitura atuarão no acompanhamento e fiscalização de todos os trabalhos realizados nesse sentido.

Saúde 

Além das suspensões em grandes eventos e espaços fechados, a série de ações inclui a aquisição de equipamentos, materiais e insumos como luvas, máscaras, álcool em gel, medicamentos, contratação de mais profissionais da Saúde, horários diferenciados de atendimento em UBSs, entre outros.

O secretário Felippe Machado mencionou que qualquer pessoa que retornar a Londrina vinda do exterior, independentemente da origem, será orientada a permanecer em sua residência por um período de sete dias, caso esteja sem sintomas da doença. Se estiver apresentando sintomas, a recomendação de isolamento cresce para 15 dias.  “Trata-se de um protocolo do Ministério da Saúde e os cidadãos que estiverem voltando à cidade receberão a indicação para ficar em casa, tendo ou não os sintomas de gripe".

Comércio e transporte coletivo 

"Pediremos a ACIL que avalie a possibilidade de alterar horários de comércio e ajustar períodos de funcionários, para evitar picos nos horários de ônibus e grande concentração de gente. O transporte público deverá fazer limpeza constante dos ônibus após as paradas nos terminais urbanos e disponibilizar álcool em gel nos veículos”, acrescentou o secretário de Saúde. 

Confira abaixo o resumo das medidas:


Idosos:

Suspensão de visitas nas instituições de permanência prolongada de idosos ILPI’S (asilos)

Suspensão das atividades dos Centros de Convivência dos Idosos

Suspensão das atividades dos Núcleo de Apoio à Saúde dos Idosos


Hospitais e ambulatórios:

Restrição de visitas nos hospitais

Suspensão de cirurgias eletivas, exceto nos privados, que adotarão medidas adequadas

Saúde bucal (suspensas consultas de pacientes com problemas respiratórios)


Aglomeração de pessoas:

Cancelamento da Feira Exposição Agropecuária de Londrina

Suspensão de missas, cultos e outras cerimônias religiosas que aglomerem pessoas

Suspensão de exibições de cinema, teatro, shows, baladas e afins

Atendimento de no máximo 50% da capacidade dos bares e restaurantes, respeitada a distância de dois metros  entre mesas


Transporte público:

Implementação de medidas constantes de higienização nos veículos


Profilaxia:

Isolamento domiciliar dos que regressam de viagens ao exterior (sete dias, para assintomáticos; 15 dias, para quem apresenta sintomas da doença)

Farmácia SUS irá disponibilizar medicamentos por tempo ampliado


Divulgação de informações:

Criação do Disque Coronavírus das 7 às 19


Serviço público:

Alteração nos horários de expediente das unidades administrativas da prefeitura, quando possível para evitar concentração de pessoas

Flexibilização do home office para servidores, mediante regulamentação interna.


Educação:

Suspensão das aulas das escolas públicas e privadas a partir do dia 23 de março. Serão estudadas formas alternativas de atender às famílias dos profissionais da Saúde envolvidos no combate ao Coronavírus.

Com N.Com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá