Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Audiência pública discute captação no Rio São José

14/06/19 às 16:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A nova captação de água no Rio São José, em Cascavel, foi tema de audiência pública nesta quinta-feira (13), na Câmara de Vereadores. O evento foi proposto pelas comissões de Direito do Consumidor e de Meio Ambiente da Câmara. Participaram o gerente-geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, vereadores, técnicos de saúde e meio ambiente e representantes dos agricultores da bacia do futuro manancial de abastecimento da cidade.

O gerente-geral apresentou a estrutura do abastecimento em Cascavel, a projeção de crescimento e os critérios de escolha do São José como manancial que vai suprir a demanda da cidade pelo menos até 2027. A nova captação produzirá cerca de 25 milhões de litros de água a mais por dia.

Bueno destacou que se as obras não forem concluídas há o risco de faltar água em Cascavel em pouco tempo. O gerente-geral respondeu questionamentos direcionados à Sanepar, de forma especial sobre as licenças e outorga para as obras, uso da água e para a retirada e recomposição da área florestal nos locais de intervenção.

Leia mais:

Imagem de destaque
CRESCIMENTO

Paraná tem a quarta menor desigualdade de renda do Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Imagem de destaque
19 DE ABRIL

Dia dos Povos Indígenas: Estado reforça importância das políticas públicas transversais

Imagem de destaque
PRIMEIRA FASE

Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades

Imagem de destaque
CONFIRA

Paraná lança canal on-line como mais uma fonte de informações seguras

Os investimentos somam R$ 72 milhões para a nova captação, a adutora, a ampliação da estação de tratamento de água e equipamentos para as unidades de produção e tratamento. As obras iniciaram no segundo semestre do ano passado e estão dentro do cronograma.

Representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Cascavel e Toledo, Marlise da Cruz e Robert Gordon Hicson, explicaram que a água é um bem de domínio federal e que sua utilização para abastecimento público se sobrepõe aos demais usos na área das bacias. Robert lembrou ainda que a Sanepar tem o pedido da outorga desse rio há mais de 20 anos, já prevendo o crescimento da cidade e a necessidade de ampliação do sistema.

Ao término dos trabalhos, o vereador Celso Dalmolin, que conduziu os trabalhos, apresentou os encaminhamentos definidos na audiência, entre eles a criação do Conselho dos Recursos Hídricos, o levantamento e a avaliação das nascentes do Rio São José, a implantação de um plano municipal para as bacias hidrográficas e um programa de orientação aos agricultores da bacia para os cuidados com a água.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá