Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Marcelo quer gerir América-RN, adversário do Corinthians

01/05/24 às 08:53 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

Em 2023 o América-RN se tornou SAF e foi comprado pela Hi.pe. O detalhe pouco conhecido é que um dos sócios dessa empresa é bastante conhecido: Marcelo, lateral do Fluminense e ex-Real Madrid. De acordo com Pedro Weber, CEO do Mecão, o lateral já contribui com investimentos e acordos comerciais, mas quer ir além: vai se envolver com a gestão do clube quando parar de jogar. Enquanto isso, o América-RN vive grande fase, com uma sequência de 16 jogos invicto, e classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil. Vai enfrentar o Corinthians na Arena das Dunas, nesta quarta-feira (30).


Marcelo já conhecia os gestores da Hi.pe por causa de outro projeto, o Azuriz, clube que cresceu rapidamente no Paraná e já disputou a Série D. Mas o clube foi vendido para outros donos em 2022. Então os antigos gestores do Azuriz, como Pedro Weber, buscaram outro clube para investir. Depois de sondar cerca de 15 times, fecharam negócio com o América-RN. A Hi.pe foi criada para fechar o negócio e atraiu novamente o investimento de Marcelo, que pagou uma cota para virar sócio.


"Existe uma vontade grande dele, de quando parar, ter uma atuação no grupo gestor também, um pouco parecido com o que o Ronaldo fez no Cruzeiro. Ele é sócio, já ajuda bastante, mas não está no grupo gestor e no dia-dia. Mas quando parar, vai participar mais. Tenho certeza que vai poder ser o grande embaixador, um dos principais cabeças do projeto", contou Weber.

Leia mais:

Imagem de destaque
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

CBF convoca clubes para discutir futuro do Brasileirão e paralisação

Imagem de destaque
NESTA SEGUNDA-FEIRA

Gramado do estádio Beira-Rio seca após enfrentar inundação histórica

Imagem de destaque
BRASILEIRÃO

Athletico-PR vence o Palmeiras por 2 a 0 e retoma liderança

Imagem de destaque
2 A 1

Mirassol bate Paysandu e sobre quatro posições na Série B


Marcelo tem uma holding, Doze, que atua em diversos setores, como agenciamento de jogadores. Segundo Weber, isso abriu portas para o América-RN: "Ele ajuda principalmente na parte comercial. Ele já vem nos últimos 5 anos com uma imagem de alcance global. Ele na Doze tem um movimentação grande de empresas e patrocínios. E está contribuindo para abertura de grandes oportunidades para o clube, que vinha tendo só patrocínios locais".



América-RN x Fluminense?


Depois de eliminar Costa Rica-MS e São Luiz-RS, o América-RN vai enfrentar o Corinthians na Copa do Brasil. Já o Fluminense entrou direto na 3ª fase, por estar na Copa Libertadores, e vai enfrentar o Sampaio Corrêa agora. Caso os dois times avancem e sejam sorteados para um duelo nas oitavas de final, Marcelo poderá jogar contra o América-RN?


Pedro Weber diz que não haveria problema: “não tem essa vedação se respeitar o percentual abaixo de 10% na sociedade. A gente teve uma preocupação com isso, porque ele está jogando no Brasil. E não tem esse impedimento. Vamos torcer para que os dois clubes avancem de fase”.


Portanto, por estar em atividade, Marcelo não teria como comprar mais de 10% de qualquer clube. A participação dele no América-RN segue essa limitação, mas o clube não pode revelar qual é a porcentagem comprada pelo lateral.



Rebaixamento em 2023


A transformação do América-RN em SAF e a venda para a Hi.pe aconteceram durante a temporada de 2023, que terminou da pior forma possível: com rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro. Pedro Weber assume que a transição atrapalhou o clube, pois os investimentos causaram um “racha” no elenco.


"Nossa atuação era limitada, apenas com um impulsionamento financeiro. E isso mais ajudou do que atrapalhou, no sentido de contratações que racharam o grupo. Poderia ter tido o efeito contrário. Mas acabou atrapalhando o ambiente, porque não tinha um dono. Ficou um período sem a liderança, ficou um grupo divido. Com certeza foi um ambiente tumultuado. O ideal era fazer esse processo de transição no início do ano. Mas acabou dando certo e com certeza no médio ou longo prazo o América vai colher frutos disso", disse Weber.




Boa fase em 2024



Depois da queda, o América-RN passou por grandes mudanças. Contratou o experiente técnico Marquinhos Santos e o diretor Marcelo Santana, ex-presidente do Bahia, entre outros profissionais qualificados. Também renovou o elenco. E os resultados vieram: título invicto no Campeonato Potiguar e campanha acima do esperado na Copa do Brasil - o clube previa chegar na 2ª fase e já conseguiu alcançar a 3ª.



Weber credita esse sucesso aos profissionais que chegaram e também às mudanças estruturais: "hoje o América-RN tem academia de ponta e fisioterapia de ponta, com profissionais de suporte diferentes do que o América estava habituado a ter. Essa continuidade vai mostrando resultados".  



Meta principal: Série D


Apesar do sucesso no 1º semestre, Weber entende que a meta principal ainda precisa ser alcançada. "Se a gente não subir para a Série C esse ano, nada vai ter valido a pena. A gente está muito concentrado: o principal objetivo é estar na final da Série D e colocar o América onde merece estar".


O América só disputou um jogo na Série D até agora. Usou reservas, poupando os titulares para o jogo contra o Corinthians, e empatou com o Maracanã no Ceará.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá