Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vestibular UEL: Primeiro dia da 2ª Fase tem abstenção de 7%

02/12/19 às 08:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

No primeiro dia da 2ª Fase do Vestibular 2020 da UEL, 589 candidatos, 7% dos vestibulandos, não compareceram. Neste domingo (1º), foram aplicadas as provas de Línguas, Literatura e Redação. O índice foi considerado normal pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL. O número é pouco maior do que o registrado no mesmo período do ano passado quando a abstenção foi de 5% do total. A 2ª Fase prossegue nesta segunda-feira (2) com 12 questões discursivas sobre o conteúdo do Ensino Médio distribuídas entre três das disciplinas que constam do Ensino Médio - Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Nesse caso o candidato precisa estar atento às disciplinas selecionadas pelo curso escolhido. Na quarta-feira, 3 de dezembro, das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas, a Cops aplica as Provas de Habilidades Específicas (PHE) para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.

Segundo a professora Sandra de Oliveira Garcia, Coordenadora da COPS, como no ano passado, a prova de redação cobrou três produções diferentes. O primeiro cobrou uma posição do vestibulando sobre Desigualdade Social, a partir de três textos e um infográfico. Esta primeira redação deveria ter entre 12 e 14 linhas. A segunda redação apresentou uma charge sobre a proposta governamental de ensino domiciliar, solicitando uma produção textual de até seis linhas.

A terceira redação foi considerada a mais surpreendente pela Coordenadoria, desafiando os candidatos a produzirem uma narrativa entre oito e 10 linhas a partir da frase: "Eu vi meu reflexo nas lentes de seus óculos de sol e não me reconheci". De acordo com a professora, o objetivo foi avaliar a criatividade do candidato, considerando uma história com princípio e sem fim. "Os avaliadores quiseram certamente dar mais leveza à prova", definiu a professora.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

O gabarito pode ser conferido, pela primeira vez, por um aplicativo do Vestibular, que pôde ser baixado a partir deste domingo por todos os candidatos. O caderno será liberado nesta segunda-feira.

Números do Vestibular - Cerca de 900 pessoas entre fiscais, coordenadores, agentes de segurança, médicos, monitores e supervisores estão trabalhando nesta 2ª fase em Londrina, Cascavel e Curitiba. A UEL oferece um total de 2.559 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 586 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas. Pela primeira vez, a UEL ofertará os novos cursos de Biotecnologia e Nutrição.

O resultado final será divulgado no dia 13 de janeiro, a partir das 12 horas, no site da COPS.

(Informações Agência UEL)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá