Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Universidade Estadual de Londrina oferta mais 300 vagas para o Parfor

28/06/22 às 10:20 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A UEL é a instituição do Sul que mais ofertará vagas para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação, voltado à formação em serviço de professores da rede pública. Das 600 vagas destinadas aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 320 vagas são para Londrina, em oito cursos de nível superior. O cadastro e a pré-inscrição podem ser feitos até meados de julho, na Plataforma Capes de Educação Básica.


Com início previsto para janeiro de 2023, as aulas são sempre aos sábados, em formato presencial no Campus. Os cursos ofertados pela UEL são: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Música, Pedagogia e Química – com 40 vagas para cada. 


Como explica a coordenadora institucional do Parfor na UEL, Zuleika Piassa, professora do Departamento de Educação, há duas possibilidades de formação pela Universidade: como 2ª licenciatura, para professores licenciados que atuam fora de sua área de formação; e como formação pedagógica, para bacharéis e tecnólogos sem licenciatura que atuam nos cursos profissionalizantes de escolas públicas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


De acordo com o Edital Capes nº 08/2022, para este ano e o próximo são oferecidas 12 mil vagas em cursos de licenciatura nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Confira a lista de cursos e vagas do Parfor. 


Inscrições

Para se inscrever, é necessário estar cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica (antiga Plataforma Freire). Novos cadastros podem ser criados até dia 13 de julho. Os professores devem, posteriormente, fazer a pré-inscrição na Plataforma até 18 de julho.


Depois disso, as Secretarias de Educação devem confirmar o perfil dos professores e validar a pré-inscrição. O resultado preliminar sai em 23 de agosto. Confira o cronograma atualizado.


Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail [email protected]. A partir de 1º de julho, mais informações também estarão disponíveis na página do Parfor UEL


Parfor

Criado em 2009, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A UEL foi a primeira universidade paranaense a aderir ao Programa e, nestes anos, ofertou formação para mais de 600 profissionais da rede pública de ensino, de 57 municípios da região Norte do Paraná.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá