Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Professores estaduais e da UEL entram em greve contra mudanças na previdências

02/12/19 às 13:01 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Professores e funcionários das escolas estaduais entraram em greve nesta segunda-feira (02). Em Londrina, APP Sindicato e Núcleo Regional de Educação ainda não divulgaram balanço de quantos profissionais aderiram ao movimento e quantos locais tiveram paralisação total ou parcial.  

Segundo o presidente da APP Sindicato Londrina, professor Márcio André Ribeiro, não há balanço oficial ainda, o que só deve ser divulgado no final do dia. “Mas entendemos que estamos começando neste primeiro dia com algo em torno de 40% em Londrina e 60% em média no estado”, aponta.

A greve é por conta da apresentação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da previdência que altera o regime de aposentadoria da categoria e aumenta o desconto mensal.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

“Nós entendemos que não há momentos bons para se fazer greve. Mas o governo do estado quer passar de qualquer forma essa proposta de reforma, inclusive porque ano que vem é ano eleitoral. Queremos deixar claro que isso não é dinheiro do contribuinte, é do servidor, que sai do holerite quer queiramos ou não. De 11% o valor salta para 14% e pode chegar a 22%”, alerta o presidente da entidade.

Os professores da Universidade Estadual de Londrina, também começaram hoje a paralisação. A UEL tem cerca de 1.600 docentes, mas o sindicato não soube informar se todos aderiram ao movimento já que hoje não há aula por causa do vestibular. Na quarta-feira (4), os professores fazem uma assembleia as 10h da manhã no anfiteatro do CCD, para avaliar a continuidade da greve.

Já os servidores da universidade param as atividades nesta terça-feira (3).

“Nós estamos prevendo que adesão no campus seja de 100%. Nos serviços essenciais, a gente vai cumprir com o que diz a lei e a sociedade não vai perecer por conta da greve”, aponta o presidente da ASSUEL, Arnaldo Melo.  

Nesta terça-feira, também está prevista uma mobilização estadual convocada pelo Fórum das Entidades Sindicais, a partir das 8h30 em Curitiba. Caravanas de todo estado devem ir até a capital. Ainda não se sabe quantas pessoas de londrina devem participar da mobilização.

“Vamos resistir e não deixar que essa reforma seja aprovada aqui no estado do Paraná. Em todos os estados é a pior proposta de todas”, aponta Ribeiro

© Copyright 2023 Grupo Tarobá