Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Amigos do Trânsito: 200 alunos da Epesmel assistem apresentações artísticas

28/06/22 às 10:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta terça-feira (28), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levará aos alunos da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) uma série de apresentações artísticas. Cerca de 200 crianças com idades entre 6 e 11 anos, atendidas pela unidade Interlagos, poderão conhecer os “Amigos do Trânsito”. 


A turma é composta pela dupla de personagens em fantoche Nina e Enzo, mais o agente Pereira. Juntos, de forma alegre, interativa e dinâmica, eles falam sobre segurança no dia a dia das ruas. Além do teatro de bonecos, os estudantes poderão assistir aos palhaços Zé Fonfom e Buzininha – interpretados por estagiários de artes cênicas da coordenadoria de Educação no Trânsito.


Com brincadeiras e cantigas tocadas no violão, os atores buscarão explicar sobre o uso correto da faixa de pedestres; o significado das placas de sinalização; o respeito às vagas exclusivas de estacionamento; as formas seguras de caminhar até a escola, entre outros assuntos.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


Depois dessa atividade, será a vez dos alunos da sede da Epesmel da Avenida Angelina Ricci Vezozzo receber a ação. Será na quinta-feira (30), nos mesmos horários da anterior e com a mesma quantidade de estudantes. A diferença serão os temas abordados, já que os principais pontos são contextualizados de acordo com a realidade de cada local.


Atividade no CMEI – Na quarta-feira (29), às 9h30, os “Amigos do Trânsito” têm um encontro marcado com as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Clélia Regina de Almeida Zotelli, que fica na Rua Amapá, 616, na Vila Portuguesa. O CMEI atende cerca de 120 crianças, entre 1 a 5 anos. Estão entre os conteúdos a serem trabalhados, o significado das cores do semáforo, gentileza e educação no trânsito, utilização da cadeirinha, do assento de elevação e do cinto de segurança.


Idosos – No mesmo dia (29), às 15h, haverá uma nova rodada de apresentações. Dessa vez, é voltada aos idosos fiéis da Paróquia Santo Antônio, no Conjunto Cafezal. O objetivo é divulgar as carteirinhas de estacionamento que este público tem direito, além de falar sobre as particularidades das pessoas acima dos 60 anos no trânsito. “Dentre os problemas típicos da idade, estão a diminuição dos reflexos e a perda de agilidade, o que leva muitos a se acidentarem”, contou o diretor de Trânsito da CMTU, Major Sergio Dalbem.


Ele ressaltou que, até o final de junho, as ações educativas da companhia terão contemplado cerca de 700 pessoas com temas variados, relacionados diretamente ao cotidiano das comunidades atendidas. “As atividades foram lançadas em dezembro de 2021, com foco nas escolas da rede pública e particular de Londrina. Com o passar dos meses, no entanto, resolvemos ampliar o público-alvo. Agora, também podem solicitar as intervenções os condomínios e grupos de idosos”, detalhou o diretor.


Para requisitar a presença dos “Amigos do Trânsito”, as apresentações musicais e de palhaço, os interessados podem entrar em contato com a CMTU pelo formulário disponibilizado no site cmtu.londrina.pr.gov.br, na aba educação no trânsito. Mais informações podem ser obtidas pelo número (43) 3379-7609.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá