Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sincoval não consegue reabertura de shoppings e espera resposta do Governo do Estado

05/05/20 às 21:13 - Escrito por Weslley Lemos
siga o Tarobá News no Google News!

Uma nova reunião foi realizada nesta terça-feira (5) envolvendo o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) e o prefeito Marcelo Belinati (PP) sobre a retomada das atividades dos shoppings e galerias. Esse foi o segundo encontro sobre o assunto, durou aproximadamente uma hora e 30 minutos e contou com a presença de dirigentes dos estabelecimentos da cidade. A primeira reunião havia sido realizada na segunda-feira (4)

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Ovhanes Gava, participou do programa Tarobá Urgente, ao vivo, e explicou como foram as conversas. Ainda não existe uma definição sobre a retomada e o segmento segue fechado por força de um decreto do Governo do Estado. 

"No entendimento do prefeito, ele aprecia o decreto estadual. Não quer entrar nessa esfera enquanto o poder ainda ficar com o Governo do Estado. O STF até manifestou que o ente público estadual ou municipal tem a prerrogativa de fazer o decreto" 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Após um imbróglio jurídico envolvendo a situação do comércio na cidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) restabeleceu competência do município para avaliar a reabertura das lojas. Gava citou ainda alguns exemplos de cidades que já reabriram os shoppings mesmo com a determinação contrária do governador Ratinho Junior (PSD), como Foz do Iguaçu e Cascavel. 

O presidente explicou que Belinati garantiu que vai levar o assunto até Ratinho e se for autorizado, fará uma nova reunião com o Sincoval para discutir um plano de ação para possível retomada das atividades. O sindicato já adiantou que provavelmente seria com horário reduzido o atendimento e obviamente com as medidas de segurança contra o coronavírus. 

O chefe do executivo municipal pediu dois dias para se manifestar, caso contrário, o Sincoval pretende conversar diretamente com o Governo do Estado. Uma situação que chamou atenção no município foi a reabertura do Camelódromo por conta própria. Mesmo sem autorização, os lojistas abriram a galeria nesta terça-feira (5). 

De acordo com Gava, um comunicado da Polícia Militar já foi emitido para o fechamento do espaço. "Esse desrespeito ao decreto, pode trazer essas consequências. Antes de querer trabalhar ou incitar a desobediência civil, vamos primeiro entender a lei, respeitar e buscar recursos", afirmou. Assista a entrevista completa!

© Copyright 2023 Grupo Tarobá