Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pelo menos 20 profissionais aguardam contratação no Cisop

20/05/19 às 13:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Cisop, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná, pensa numa alternativa para aumentar a capacidade de atendimento enquanto a nova sede do consórcio não fica pronta. A ideia é encontrar um local que possa servir como um ambulatório provisório até que a nova estrutura física seja concluída.

25 municípios, cerca de 600 mil habitantes envolvidos. Um único espaço de referência de consultas especializadas para toda essa população: o Cisop. Criado há mais 24 anos, o consórcio intermunicipal de saúde do Oeste do Paraná já não comporta a demanda como antigamente. 

Algo que fica evidente nos corredores apertados e nas filas de espera: algumas especialidades tem milhares de pessoas aguardando por consulta.   Um dilema complexo de resolver, segundo o presidente do consórcio, principalmente por conta do lado financeiro, já que os municípios pagam a maior parte da conta e tem pouca ajuda dos governos estadual e federal.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Mesmo assim foi possível aumentar o número de atendimentos nós últimos anos. Considerando apenas Cascavel, que tem a maior demanda, foram feitas mais de 64 mil consultas em 2016, número que subiu para mais de 80 mil em 2018. Um aumento considerável também aconteceu com os exames e procedimentos.

Números que poderiam ser maiores com mais médicos e mais espaço. O consórcio fechou o último ano com 104 médicos em 32 especialidades. Um quadro que poderia ser ampliado se não fosse a limitação da estrutura física. De acordo com o presidente, há pelo menos 20 profissionais aguardando contratação.

A expectativa gira em torno da nova sede do Cisop que está em construção. Com a nova estrutura física vai ser possível triplicar a capacidade de atendimento. Mas ainda leva mais alguns meses para o espaço ficar pronto: o prazo da empresa responsável vence em julho, mas vai ter atraso: deve ser feito um aditivo para que a obra seja concluída até o começo do ano que vem.

Enquanto a nova sede ainda está em construção, a administração do Cisop pensa numa alternativa para não perder o interesse dos médicos que aguardam pela contratação. A ideia é encontrar um local que possa servir como um ambulatório provisório até que a nova sede fique pronta.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá