Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Irati entra em estado de alerta para febre amarela

20/01/20 às 07:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Saúde de Irati confirma a circulação do vírus da febre amarela em macacos da Região. De acordo como Setor de Epidemiologia, já foram confirmados casos em dois animais em Teixeira Soares, e um em Imbituva. 

Além disso, no último dia 8 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis confirmou que o macaco encontrado morto no ano passado no município, morreu de febre amarela. O macaco foi encontrado na área rural de Cachoeirinha e encaminhado para o Laboratório Central do Estado para análise. O resultado foi positivo para Febre Amarela. 

Outro animal encontrado no dia 30 de dezembro na mesma localidade também foi encaminhado para análise. A confirmação da morte mostra que o vírus da febre amarela está circulando no município e na Região. Dessa forma, para prevenir a população, a Secretaria de Saúde de Irati orienta os iratienses. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

ORIENTAÇÃO 

Gestantes não vacinadas devem receber uma dose da vacina, em qualquer período gestacional. Porém, desde que não apresentem contraindicações à vacinação. Por isso devem ser avaliadas pelo Serviço de Saúde. Conforme a Saúde, as mulheres que estão amamentando bebês de zero a seis meses de idade não vacinadas, devem receber a dose de vacina.

Assim, nesses casos o aleitamento materno deve ser suspenso por 10 dias após a vacinação. Porém, as lactantes devem procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento. Assim, será mantida a produção do leite materno e o retorno à lactação. 

Já as pessoas com mais de 60 anos, não vacinadas, devem receber a dose da vacina. Porém, após avaliação do serviço de saúde para identificar alguma contraindicação. Recomenda-se ainda, independente de situação vacinal, que também façam a proteção individual. 

Assim, repelentes, telas em janelas, mosquiteiros, calças e blusas com mangas compridas são indicados. Além disso, deve-se evitar deslocamento às áreas de risco.


Rede Sul de Notícias

© Copyright 2023 Grupo Tarobá