Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Amop cria comissão de prefeitos para atuar em favor da reabertura

20/01/20 às 14:58 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Líderes políticos das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná se uniram na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Amop, em Cascavel, para se manifestar a favor da reabertura da Estrada do Colono, que liga as duas regiões através do Parque Nacional do Iguaçu.
Uma comissão de prefeitos foi criada para discutir o assunto e buscar interceder politicamente junto ao Senado da República, onde tramita proposta de reabertura da Estrada-Parque. Fazem parte da comissão os prefeitos de Jesuítas, Junior Weiller; de Serranópolis do Iguaçu, Ivo Roberti; de Matelândia, Rineu Menoncin; de Maripá, Anderson Bento Maria e de Guaíra, Heraldo Trento.
A reunião contou com as presenças do deputado estadual Nelson Luersen, coordenador da Frente Parlamentar em Favor da Reabertura da Estrada do Colono, do deputado estadual Marcel Micheletto, do diretor executivo da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), Beto Anisi, do jornalista Waldomiro Cantini (membro da Comissão de Reabertura da Estrada do Colono da região Sudoeste) e outras lideranças.
A ideia das lideranças regionais do Oeste e Sudoeste é contrapor a postura já contrariamente manifesta à reabertura por parte do senador capixaba Fabiano Contarato, presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal.Fabiano esteve sobrevoando a Estrada do Colono e manifestou sua disposição em lutar contra a reabertura.
Neste sentido, o senador paranaense Alvaro Dias manifestou-se favorável ao tema, colocando-se à disposição para ser interlocutor do movimento pró-reabertura na Casa. A estratégia, agora, é confrontar os pareceres e reforçar a força da opinião pública sobre o tema.

“Essa é uma bandeira de luta das mais antigas da Amop e não apenas dos moradores daqueles municípios diretamente atingidos, mas de toda a região. A voz dos moradores da região, que são os mais preocupados com a preservação do Parque Nacional Iguaçu, precisa ser ouvida”, disse Junior. “Chega de decisões de cima para baixo, que não levam em conta as necessidades e desejos da nossa gente”, observou o deputado Micheletto, recordando da luta de seu pai, o ex-deputado federal Moacir Micheletto, na causa. “Junto com os prefeitos da região sudoeste, os prefeitos da Amop estão buscando junto aos nossos representantes no Senado o apoio a esta causa”, disse o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. “Queremos uma estrada ecológica que sirva de exemplo para o mundo e que seja sustentável sob o ponto de vista econômico e turístico”, comentou Luersen.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá