Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria de Saúde confirma 36 municípios em surto de sarampo no Paraná

06/12/19 às 14:53 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (5) o boletim com dados atualizados do sarampo no Paraná. Desde o início de agosto, quando foi confirmado o primeiro caso, já são 538 pessoas que estão ou estiveram com a doença no Estado. É um aumento de 12%, ou 59 pessoas, nas confirmações. Quitandinha, Rio Negro, São Mateus do Sul e Marechal Cândido Rondon tiveram as primeiras confirmações esta semana.

O boletim apresenta um quadro crescente de casos em todo o Estado, sendo o maior número de ocorrências concentrado em Curitiba. “Temos 339 casos na capital do Estado, é mais de 60% do total. Mesmo com os chamamentos ainda não atingimos as pessoas, por isso mais uma vez pedimos que as pessoas tomem as doses necessárias para prevenir o sarampo”, reforça o secretário Beto Preto.

Os adultos, com idade entre 20 e 29 anos, continuam sendo o público mais infectado com o vírus do sarampo: são 281 casos, o que representa 52% das pessoas com a doença confirmada. Por outro lado, este grupo é o que menos procura regularizar a carteirinha de vacinação. Dados do Ministério da Saúde (Sistema SI-PNI) mostram que de uma população estimada de pouco mais de 1,8 milhão de jovens na faixa de 20 anos, foram aplicadas apenas 159 mil doses da vacina durante o ano de 2019.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Toda a população, com idade entre 01 a 29 anos deve receber duas doses da vacina trípliceviral e, de 30 a 49 anos, uma dose. O Ministério da Saúde disponibilizou também a vacinação para os bebês de 6 a 11 meses, que é a chamada “Dose Zero”. O calendário nacional de vacinação indica que aos 12 meses de vida a criança deverá receber a primeira dose da trípliceviral (que previne sarampo, caxumba e rubéola) e o indicado é a aplicação da segunda dose aos 15 meses de vida com a tetraviral, que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora. Confira outras informações do calendário acessando o link: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao

MUNICÍPIOS - Curitiba está com 339 registros de sarampo.

Região metropolitana:

11 em Almirante Tamandaré; 4 em Araucária; 2 em Balsa Nova; 4 em Campina Grande do Sul; 3 em Campo do Tenente; 14 em Campo Largo; 2 em Campo Magro; 36 em Colombo; 4 em Fazenda Rio Grande; 1 em Itaperuçu, 2 na Lapa; 1 em Mandirituba; 23 em Pinhais; 14 em Piraquara; 2 em Quatro Barras; 1 em Quitandinha; 6 em Rio Branco do Sul; 1 em Rio Negro; 18 em São José dos Pinhais.

No interior do estado as confirmações foram: 2 em Castro; 1 em Ponta Grossa; 5 em Irati; 1 em Cruz Machado; 1 em General Carneiro; 3 Paulo Freitas; 1em São Mateus do Sul; 9 em União da Vitória; 3 em Maringá; 8 em Londrina; 1 em Rolândia; 6 em Carlópolis; 6 em Jacarezinho; 1 em Marechal Cândido Rondon; 1 em Toledo.

No litoral paranaense a cidade de Matinhos tem 1 confirmação.

VACINAÇÃO – As doses da vacina estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde de todos os municípios do Estado. A Sesa recomenda que as pessoas levem a carteira de vacinação até o local e, caso não tenha o documento, não há problema. A pessoa será vacinada da mesma forma e receberá uma nova carteira de vacinação.

Fonte: Secretaria de Saúde do Paraná

© Copyright 2023 Grupo Tarobá