Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'O decreto não é recomendativo, mas determinativo', diz Beto Preto

04/07/20 às 17:03 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

“Londrina não é uma ilha”, foi assim que o Secretário de Estadual de Saúde, Beto Preto se dirigiu a Londrina quando mencionou um Estudo do Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Segundo o órgão, em oito dias, o Paraná pode chegar a 53 mil casos de Covid-19, sendo assim, o município não escaparia dos reflexos do aumento de testes positivos.

“Londrina não vai ficar fora disso. Londrina não é uma ilha. É uma cidade importante, é o segundo município do Paraná, sede da macrorregião norte”.

Até por agregar tantos serviços, empresas, comércios e pessoas, Londrina viu o número de casos do novo coronavírus aumentar no último mês quando houve intensificação da testagem na cidade. Mais de 1390 pessoas já foram testadas positivo para Covid-19. A cidade registra 85 mortes, duas confirmadas no último boletim desta sexta-feira (03). “Londrina tem uma das maiores mortalidades do Paraná. Então, nesse momento se faz necessário que se cumpra (o decreto que suspendeu as atividades econômicas consideradas não essenciais) e essa foi a nossa orientação com a notificação a todos os 134 prefeitos”, alertou o secretário estadual.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Beto Preto informou também, que diferente dos outros decretos, este último, publicado na última terça-feira (30) “não é recomendativo, mas determinativo”. “Nós notificamos pra que houvesse a quarentena restritiva. Londrina e os município devem cumprir pela necessidade que temos de diminuir a ascendência da curva de contágio”, diz Beto Preto.

O índice foi montado, de acordo com o secretário, levando em conta três fatores: o número de leitos que a cidade possui, a taxa de mortalidade por Covid-19 e o número de casos. “Primeiro, em Londrina, nós temos uma quantidade bem maior que a média de mortalidade por Covid-19 no Paraná. Em segundo lugar, quero citar que no dia 25 de junho houve uma reunião do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública), com técnicos, médicos, onde foi indicada a necessidade de medidas mais restritivas. Então, com muito respeito, não é o momento de ficar dizendo ‘vamos fazer, ou não vamos fazer’. (...) Medidas administrativas e recursos administrativos caem devido a notificação que nós fizemos aos prefeitos. E eu reitero a legitimidade que os prefeitos tem de tomar suas decisões”, finaliza Beto Preto.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá