Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Procuradoria-Geral apresenta sistemas que agilizam gestão de processos judiciais

15/04/24 às 22:19 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta segunda-feira (15) à tarde, a Procuradoria-Geral do Município de Londrina (PGM) apresentou duas novas ferramentas tecnológicas que proporcionarão muito mais agilidade e eficiência à gestão dos processos judiciais.


Um dos sistemas lançados é o robô Átimo, desenvolvido pelos próprios servidores da PGM através de seu Laboratório de Inovação, o INOVALab. Por meio do uso da inteligência artificial (IA), a ferramenta realiza peticionamentos em lotes, atuando em milhares de processos simultaneamente e com grande velocidade e precisão. Dessa forma, evita bloqueios judiciais equivocados, reduz a possibilidade de ações judiciais contra o Município e ao mesmo tempo otimiza o fluxo de trabalho dos servidores.


Além da equipe da PGM, o desenvolvimento do Átimo contou com a participação do servidor André Santiago Costa, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O robô foi testado em março, com sucesso, no ambiente de produção do sistema Projudi, e será utilizado principalmente para o gerenciamento de processos na área de execução fiscal.

Leia mais:

Imagem de destaque
AGRICULTURA

Decreto do Governo Federal causa insegurança jurídica no campo

Imagem de destaque
FINALMENTE...

Justiça determina resolução dos problemas estruturais no residencial Pazinatto

Imagem de destaque
PRIMEIRO EMPREGO

54% das vagas para jovens aprendizes estão desocupadas no Brasil

Imagem de destaque
CRÍTICAS

Entidades repudiam decisão do STF sobre suspensão da desoneração da folha de pagamento


O procurador-geral do Município e secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, explicou que o novo sistema verifica automaticamente as situações dos processos e faz peticionamentos referentes a questões simples. Entre elas, está a extinção de processos judiciais em que já tenha sido liquidado o pagamento, através da execução fiscal.


“Nesses casos, o próprio robô verifica se já foi feito o pagamento, entra no sistema, faz a petição e envia para o Fórum sem nenhuma intervenção humana. Essa é uma verificação meramente procedimental, sem necessidade de elaboração intelectual, mas esses serviços hoje são executados pelos procuradores e pelos técnicos administrativos, e isso consome horas de trabalho”, afirmou Esteves.


De acordo com o procurador Leonardo Martin Garcia, o número de peticionamentos sob responsabilidade da Gerência de Execução Fiscal pode chegar a até 1.200 por semana.


“Um servidor leva em média dois minutos para cuidar de cada um desses processos. Portanto, o número de processos recebidos a cada semana equivale a 2.400 minutos, ou 40 horas de trabalho. O robô resolve todos esses 1.200 processos em cinco minutos, pois essa atividade é padronizada e repetitiva. Isso permite uma grande otimização e um remanejamento dos servidores para atuar em áreas mais estratégicas e que demandem um maior trabalho intelectual”, salientou Garcia.


Sistema de controle de processos de consultoria e contencioso 


A outra inovação apresentada hoje foi o sistema de controle de processos de consultoria e contencioso, desenvolvido no framework Oracle APEX. Essa ferramenta foi elaborada pelo diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Humberto Ferreira da Luz Júnior, e doada ao Município de Londrina.


O sistema possibilitará à PGM o controle dos documentos e processos administrativos recebidos, e que no momento é realizado por meio de planilhas preenchidas manualmente. Será utilizado, principalmente, para automatizar a verificação, inclusão, cadastramento e encaminhamento de informações. Além de proporcionar mais segurança quanto aos dados constantes em documentos e processos, a informatização permitirá a consulta em tempo real pelos setores internos e prevenirá a perda de informações.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá