Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Feira do Peixe Vivo em Londrina comercializou cerca de 7,6 toneladas este ano

01/04/24 às 22:23 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Na última semana, entre os dias 27 e 29 de março, a Prefeitura de Londrina realizou a 30ª Feira do Peixe Vivo. Nesta edição, foram comercializados, aproximadamente, 7.600 kilos das espécies tilápia, pacu, pintado, carpa e catfish, o bagre americano. Instalada na Praça Tomi Nakagawa, a Feira do Peixe Vivo é organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).


“A Feira do Peixe Vivo oportuniza aos criadores a possibilidade de escoamento da produção, fortalecendo a piscicultura, a agricultura familiar e a economia local do Município, além de aproximar o produtor do consumidor final. Em especial, na Semana Santa, viabiliza o consumo de peixe, que propicia uma série de nutrientes benéficos para a saúde. Em suma, essa edição foi satisfatória, e superou as expectativas quanto à organização e movimentação da Feira”, destacou o secretário da pasta, Régis Choucino.


Três produtores locais participaram desta edição da feira. Um deles, Hussein Samir Jenani, atua com piscicultura há 14 anos e esta foi sua décima participação na Feira do Peixe Vivo. Durante o evento, Jenani comercializou pacu, pintado e tilápia, e vendeu três toneladas.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIVERSÃO GARANTIDA

Festa do Trabalhador em Rolândia conta com esporte, música e gastronomia

Imagem de destaque
CENTRO DE LONDRINA

Mulher de 29 anos fica ferida após capotar o carro na Avenida Duque de Caxias

Imagem de destaque
NESTA QUARTA-FEIRA

Central de Flagrantes inaugura ala exclusiva de atendimento às mulheres

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quase 30 mil pessoas fizeram as provas do concurso público da Prefeitura


Com produção no distrito de Guaravera e em Ibiporã, o produtor explicou que a procura do consumidor costuma ser equilibrada, com praticamente a mesma quantidade de vendas para os diferentes tipos de peixe. “Essa feira é muito boa para o consumidor, que consegue adquirir um peixe fresco direto do produtor. E para nós piscicultores é excelente, pois ali podemos vender com valor agregado para o consumidor final”, pontuou.


A Feira do Peixe Vivo integra o projeto “Feira de Produtos de Época” da SMAA. Essa iniciativa disponibiliza espaços públicos para que os produtores possam comercializar sem intermediários, no auge da produção. Dessa forma, a venda dos peixes nos dias que antecedem a Páscoa beneficia os piscicultores e, também, os consumidores, que encontram um produto fresco e de boa procedência com preço justo, de R$ 20 a R$ 45 o quilo.


Segundo a gerente de Comercialização da SMAA, Juliana Simões Lusardi, os produtores ficaram satisfeitos com o volume de vendas deste ano e estão ansiosos para a próxima edição da feira. “Hoje, o Paraná ocupa o primeiro lugar na produção nacional de peixe. Com isso, a SMAA busca incentivar o produtor para que a tradição pesqueira se torne uma identidade no Município, já que é um mercado em ascensão. E também visa disponibilizar um local público para a comercialização de produtos frescos e de qualidade, o que é essencial para esse impulsionamento econômico”, detalhou.


Além dos piscicultores, a 30ª Feira do Peixe Vivo reuniu três empreendimentos do Programa Municipal de Economia Solidária, que levaram itens de decoração, artesanato e gastronomia ao evento. A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) também marcou presença, com a Biblioteca Móvel Ambiental.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá