Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Equipe da TV Tarobá sobrevoa os Rios Iguaçu e Paraná com a Marinha

27/03/24 às 13:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma grande operação está em curso na fronteira. A operação iguaçu mobiliza as forças de segurança, e acontece por terra, água e ar.


Grandes apreensões que lotam depósitos. Só no ano passado, a Receita Federal apreendeu o correspondente a 580 milhões de reais em mercadorias e veículos. São cigarros, eletrônicos, drogas e armas.

Leia mais:

Imagem de destaque
BALANÇO POSITIVO

Arapongas divulga queda de 66% em acidentes fatais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
REDUZIR ESPERA

Mutirão do INSS em Londrina deve 1.500 pessoas durante o final de semana

Imagem de destaque
200 CRIANÇAS ATENDIDAS

Projeto oferece consultas e óculos gratuitos para estudantes da zona oeste

Imagem de destaque
FAMÍLIA FAZ CAMPANHA

Menino superdotado é selecionado para provas em Nova York e precisa de R$18mil


Essa é a fronteira mais movimentada do Brasil. Atrás de mim, a ponte internacional da amizade, que liga Foz do Iguaçu, onde estamos, a Ciudad Del leste no Paraguai. Por aqui passam milhares de pessoas todos os dias. E essa é também uma das principais portas de entrada para o descaminho e o contrabando. E por isso, que pra ser efetiva a fiscalização, é necessária uma visão mais ampla..


E é aí que entra o trabalho da Marinha. Em água e no ar!  E a missão é ampla. Desde orientar condutores de embarcações, agir em casos de salvamento, e fiscalizar para uma atuação em conjunto com outros órgãos de segurança. Hoje, a operação em curso é a Iguaçu, com objetivo de coibir os crimes de fronteira.


Nossa equipe topou o desafio de sobrevooar as áreas fiscalizadas junto com a marinha. A aeronave passa por uma inspeção diária minuciosa. Antes de decolar, os pilotos fazem uma nova vistoria, chamada de pré voo. Com plano de voo e autorizações dos órgãos aéreos. Agora, é hora das instruções de segurança.


Tudo certo, bora decolar! Há uma comunicação interna entre todos no helicóptero. Quando algo diferente é avistado em rio ou terra, rapidamente é feito contato com demais órgãos de segurança, como a Polícia Federal.


Esse olhar de cima permite uma maior eficácia em situações de salvamento, e também para coibir crimes. Aqui, vemos do alto a ponte internacional da amizade, por onde passam mais de 40 mil veículos todos os dias.


O Rio Paraná e o Iguaçu são também usados para o transporte de mercadorias ilícitas, com portos clandestinos que estão constantemente no radar.


A fiscalização é o objetivo. Mas é impossível não reparar na beleza da vista. Aqui, a gigante e icônica Usina de Itaipu.


O Lago de Itaipu que impressiona. As pontes que ligam Brasil e Paraguai. Ponte da Amizade, e a nova ponte, da Integração, que ainda nem foi inaugurada, mas já é uma das maravilhas da engenharia da fronteira.


E por falar em maravilha, essa é uma das sete maravilhas do mundo da natureza. Cataratas do Iguaçu. Cartão postal da cidade.


Cidade que sim, tem dois lados.. O que une forças pra combater crimes fronteiriços, e mudar uma imagem de insegurança. Outro, que exibe exuberantes paisagens, e coleciona recordes no turismo. Essa, é Foz do Iguaçu.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá