Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Salles revoga despacho de abril que regularizava invasões na Mata Atlântica

04/06/20 às 09:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, revogou despacho assinado por ele em abril que poderia anular infrações ambientais e anistiar desmatadores da Mata Atlântica. A revogação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira.

O despacho invalidado reconhecia como consolidadas as áreas de preservação permanentes (APPs) desmatadas e ocupadas até julho de 2008 em propriedades rurais na Mata Atlântica. Na prática, o ato regularizava invasões feitas no bioma até esse período e, com isso, margens de rios e topos de morro devastados para a prática de agricultura e pecuária, por exemplo, não precisariam mais ser recuperados com vegetação nativa.

A determinação anterior de Salles causou a reação de ambientalistas e outros setores da sociedade. Ainda em abril, o Ministério Público Federal entrou com ação civil pública pedindo a suspensão do Despacho MMA 4.410/2020 que, segundo os procuradores, "aniquila significativa parcela da proteção de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, proporciona uma fragilização ainda maior da segurança hídrica em tempos de mudanças climáticas e de notórios, recorrentes e cada vez mais intensos episódios de escassez hídrica e racionamento do fornecimento de água potável".

Leia mais:

Imagem de destaque
EX-CHEFE DA POLÍCIA CIVIL

Rivaldo Barbosa é demitido de universidade onde lecionava Direito

Imagem de destaque
DE BAIXO CUSTO

Cientistas desenvolvem armadilha para combater o mosquito da dengue

Imagem de destaque
PRISÃO

Polícia Federal prende três suspeitos de encomendar morte de Marielle

Imagem de destaque
'NÃO SE LEMBRA'

Cid não revela ao STF com quem conversou sobre PF e Moraes

A ação foi assinada também pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa) e a organização não governamental SOS Mata Atlântica.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá