Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Colchão e travesseiro podem ser os causadores dos problemas ortopédicos

13/02/20 às 11:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ao dormir oito horas por dia, uma pessoa passa quase três mil horas por ano na cama. Dessa forma, ao longo dos anos, as posições inadequadas e os colchões e travesseiros que já não estão aptos para o uso podem causar lesões na coluna ou no pescoço. 

De acordo com o Ministério do Trabalho, as dores nas costas são a quinta maior causa de afastamento no trabalho por mais de 15 dias. Essa causa fica na frente de afastamentos por dores no punho, tornozelo, pernas e antebraço. Apenas em 2017, último ano em que os dados foram divulgados, foram 12.073 casos de dorsalgia, como são conhecidas as dores nas costas. O número é equivalente a 6,13% de um total de 196.754 afastamentos.

O neurocirurgião especializado em coluna, Adriano Scaff, em entrevista ao programa Bem-Estar, explica que, ao deitar, o pescoço deve estar alinhado à coluna. Uma posição ideal para evitar dores é a de lado, com o travesseiro encaixado de modo a formar um ângulo de 90 graus entre pescoço e ombro. 

Leia mais:

Imagem de destaque

Rotina saudável pode evitar o aparecimento do diabetes

Imagem de destaque

Cambé vai ganhar loja da 4ª maior rede de varejo farmacêutico do Brasil

Imagem de destaque

Câncer de pâncreas: diagnósticos precoces diminuem a mortalidade de pacientes, destaca médico

Imagem de destaque

Agosto é mês de campanha de prevenção aos linfomas

Ainda nessa posição, os joelhos devem estar semiflexionados, com um travesseiro entre eles. De acordo com o especialista em fisioterapia e traumatologia, Cadu Ramos, "é durante o sono que a coluna vertebral e toda a musculatura do corpo relaxam, os discos intervertebrais se nutrem e se preparam para suportar a força da gravidade que atua sobre o corpo no decorrer do dia, por isso a posição é tão importante", alerta ele. 

Como prevenir 


Para prevenir maiores problemas, é importante ficar atento ao travesseiro e colchão utilizados, além de prestar atenção à postura ao dormir. Um travesseiro alto e duro não é recomendado, uma vez que força a coluna no momento do repouso.

Dormir de bruços também é uma má escolha. Isso porque os ombros ficam sobrecarregados e o corpo gasta ainda mais energia para se manter dessa forma. Assim como colocar a mão ou o braço embaixo do rosto, cabeça ou travesseiro pode desalinhar o corpo e causar disfunções na coluna e no pescoço. 

Escolher um travesseiro que se encaixe perfeitamente no vão entre o pescoço e o ombro e um colchão ortopédico, que se adeque ao seu corpo, podem ser a solução. É importante testar os objetos antes da compra, para ver se o material causa algum tipo de incômodo, afunda com facilidade excessiva ou é muito duro.  


Alice Bachiega

© Copyright 2023 Grupo Tarobá