Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Como começar a carreira de modelo?

24/09/19 às 08:09 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O que você precisa saber para ingressar no mundo da moda

 Ser modelo provavelmente já foi o sonho de muitas meninas. Desfilar em passarelas no mundo inteiro, ser fotografada por paparazzi, estampar capas de revistas e aparecer nas telinhas é, para muita gente, uma profissão incrível.

No entanto, para ser modelo é preciso mais do que ser apenas bonita, exigindo determinação, equilíbrio e muita força de vontade. Para começar, é preciso escolher bem quais serão as roupas para fazer um book, uma das principais ferramentas de trabalho de qualquer modelo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Miss Foz, eleita Miss Paraná, vai a Albânia para concorrer o Miss Globo

Imagem de destaque

Miss Mercedes Eduarda Van de Sand é eleita Miss Paraná 2020

Imagem de destaque

Cascavelense vai representar o Paraná no Miss Brasil

Imagem de destaque

Calçado colabora para a criação de looks atemporais, modernos e cheios de estilo

Ao mesmo tempo, algumas mudanças no cenário da moda têm levado diferentes mulheres a ingressar na carreira, mesmo que tardiamente, como é o caso das modelos plus size e de terceira idade.

Existe idade certa?

De acordo com o senso comum, para começar a vida de modelo é preciso ingressar na carreira o quanto antes, entre 13 e 14 anos. Começar na pré-adolescência ajuda a jovem a ir se “moldando” e aprendendo sobre a profissão já de cara. Além disso, existe o aspecto da juventude, que é muito valorizado pelo universo da moda.

Por outro lado, começar uma carreira nessa idade também significa abrir mão de parte dessa juventude, já que para ser modelo é necessário um grande investimento de esforço e tempo, sem falar na questão emocional.

Para se ter uma ideia, a média de idade em que as modelos se aposentam é 27 anos, ou seja, enquanto a maioria das pessoas está iniciando a vida profissional, as modelos já estão finalizando-a.

Nos últimos anos, algumas transformações sociais têm quebrado os chamados “padrões de beleza”. Se antes apenas garotas altas e magras poderiam seguir a carreira de modelo, hoje mais mulheres com corpos e idades diferentes estão ingressando nessa profissão.

Isso não torna o caminho menos árduo, mas é uma grande mudança num universo tão exigente e seletivo como o da moda.

Faça um book

A melhor forma de mostrar seu potencial para as agências é fazendo um book. Ele é a principal ferramenta de qualquer modelo. O book é um álbum com suas fotos feitas tanto em estúdio quanto em espaços abertos. Para tanto, é necessário contratar um bom profissional de fotografia.

Lembre-se de que o book é como um currículo profissional que irá mostrar as suas qualidades para agências que poderão te contratar. É preciso ele que tenha qualidade e que mostre o seu melhor ângulo.

Outra possibilidade de ingressar na carreira é por meio de olheiros, pessoas ligadas a agências que procuram por garotas que tenham perfil de modelo. Contudo, essa é uma possibilidade mais limitada, já que é preciso estar no lugar e hora certos para que uma dessas pessoas apareça à procura de uma nova modelo.

Categorias de modelo

Assim como em todas as áreas profissionais, a profissão de modelo também tem suas variantes. Saiba qual mais se encaixa naquilo que você deseja.

Modelo Fashion

É o tipo de modelo de passarela, associado aos desfiles de moda. Essa é uma das carreiras mais difíceis, já que há uma exigência muito grande no que diz respeito ao corpo, e por isso mesmo é uma das vertentes mais restritas.

Por outro lado, já é possível perceber, mesmo que de forma lenta, uma mudança nesse panorama. O boom da moda plus size, por exemplo, tem feito com que mulheres de diferentes tamanhos e corpos possam desfilar nas passarelas do mundo todo.

Modelo de catálogo

Outra opção é a de modelo de catálogo. Nela as modelos posam para revistas de marcas que irão mostrar suas novas coleções. É uma opção para quem não deseja ingressar no mundo das passarelas.

Modelo comercial

É o ramo que trabalha com campanhas publicitárias e que, por isso mesmo, é um dos mais abrangentes da profissão. Para ser modelo comercial ou fotográfica, é preciso manter um visual e uma pele impecáveis, é claro, mas não existe tanta exigência quanto às medidas corporais e de altura.

Modelo de parte de corpo

Há também uma opção em que uma parte do seu corpo seja o foco das fotografias. Pés, mãos, pernas e barriga, por exemplo, podem ser essas partes do corpo. A exigência é que elas sejam muito bem cuidadas, afinal de contas, serão o foco desse tipo de trabalho.

Além de beleza, para ser modelo é preciso ser simpática e comunicativa na medida certa, para que você possa se relacionar bem com todas as pessoas que vão te cercar. Com tudo isso mais esforço e uma dose de sorte, com certeza você vai conseguir seguir pelo caminho da modelagem.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá