Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Atividades virtuais da Secretaria do Idoso ganham força durante a pandemia

08/07/20 às 11:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) está promovendo diversas atividades virtuais voltadas aos idosos de Londrina, principalmente aos que já participavam dos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) da cidade. O objetivo é continuar levando informações e proporcionar interação entre eles, durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, que cancelou agenda presencial de ações, para segurança dos idosos, grupo de risco da doença.

A SMI conta com mais de 20 grupos de WhatsApp, como o de Atividade Física, executado em parceria com os educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Por meio desta ação, os idosos têm acesso semanal a quatro vídeos novos, disponibilizados por meio do YouTube, voltados a atividades diversas, como alongamento e aeróbico. Segundo a gerente de Articulação Comunitária da pasta, Rosely Sonoda Gomes, os participantes destes grupos já participavam das atividades físicas nos CCIs, antes da pandemia. Cerca de 200 idosos têm acompanhado as aulas todas as semanas.

As pessoas que desejarem ter acesso a vídeos podem acessar o link. Os idosos cadastrados nos CCIs e que participam do Grupo de Atividade Física recebem acompanhamento, por meio do WhatsApp, dos estagiários da Secretaria do Idoso, com supervisão dos profissionais do NASF, os quais podem tirar dúvidas e receber orientações.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Forças de segurança antecipam Dia das Crianças com diversão e presentes

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Imagem de destaque
EVENTOS CULTURAIS

Confira os eventos culturais neste mês em Cascavel

Imagem de destaque
SUSPENSO

O tradicional "Domingão no Calçadão" está suspenso por tempo indeterminado em Cascavel

A SMI também disponibiliza o Grupo de Socialização, que visa manter o vínculo entre os idosos que se viam com freqüência, nos CCIs, antes da pandemia. “Dessa maneira eles podem interagir, enviar mensagens, trocar as experiências do dia a dia e enfrentar a situação atual sabendo que eles não estão sozinhos”, contou Rosely.

Outro grupo disponibilizado é o Informativo. Por meio dele, os idosos recebem informações importantes, selecionadas pela equipe da secretaria, relacionadas a orientações sobre golpes, entre outros assuntos. Neste grupo, os participantes também recebem mensagens motivacionais, importantes durante o isolamento social, além de atividades cognitivas.

Os idosos que participaram do Projeto Idoso Conectado, que auxiliou os participantes a terem mais conhecimento sobre os aparelhos celulares e os aplicativos disponíveis no mercado, também têm grupos de WhatsApp, executados em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). No grupo, além de manter o vínculo entre os idosos, eles relembram o conteúdo que aprenderam durante o curso e recebem informações novas.

Segundo Rosely, o retorno das atividades virtuais tem sido muito positivo. “Os idosos sempre relatam satisfação com as ações e essa é uma maneira de proporcionar que eles mantenham o vínculo social. Sabemos que neste momento de isolamento, o uso da tecnologia é muito importante, pois possibilita que a pessoas estejam próximas, mesmo que distantes fisicamente”, enfatizou.

Mais informações nos CCIs  pelos seguintes telefones: 3375-0307 (leste), 3375-0334 (oeste) e 3373-0090 (norte).  Os CCIs não estão realizando atendimentos presenciais, mas continuam atendendo por telefone, de segunda a sexta, das 11 às 14 horas.

(N.COM)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá