Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Museu da Imagem e do Som tem programação diversificada em dezembro

03/12/19 às 10:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), que neste ano completa 50 anos, mantém em dezembro a comemoração de meio século com uma programação intensa e bastante diversa.

Já nesta quarta-feira (04), às 19 horas, o MIS-PR recebe o bate-papo Corpo Intervenção, com Giorgia Prates e Andréia de Lima, que vai discutir uma questão urgente no Brasil contemporâneo: a violência de gênero, não apenas a que atinge a integridade física, mas também a psicológica, moral e sexual.

Giorgia Prates é fotógrafa, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, fotojornalista, filmmaker e diretora de fotografia. Desde 2016 trabalha em veículos de imprensa, como The Intercept, Brasil de Fato, Jornal Plural. Andréia de Lima é fundadora e presidente da Usina de Ideias, liderança comunitária do Parolin, mora na região há 37 anos e milita pelas causas sociais há 23 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

CINEMA BRASILEIRO - No fim de semana (07 e 08), acontece a Mostra de filmes da Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). Com curadoria de Hernani Heffner, conservador-chefe do acervo da instituição carioca, serão exibidos quatro longas-metragens em 16mm, dois em cada dia, sempre com entrada franca.

No sábado (07), às 16 horas, será exibido o clássico Rio Zona Norte (1957), de Nelson Pereira dos Santos, um dos títulos precursores do Cinema Novo e retrato da vida suburbana na então capital Federal durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Na sessão das 18 horas serão exibidos dois filmes do cineasta baiano Olney São Paulo, ambos de forte teor político: o curta-metragem Manhã Cinzenta (1969) e o longa Grito de Guerra (1964).

No segundo dia da mostra (08), às 16 horas, está programado o longa documentário Muda Brasil (1984), de Oswaldo Caldeira, que trata do processo de redemocratização do país após a ditadura militar. Na segunda sessão do dia, às 18 horas, o público poderá assistir a Vidas Secas, outro clássico de Nelson Pereira dos Santos. Inspirado no romance célebre de Graciliano Ramos, o filme acompanha o sofrimento de uma família de retirantes no sertão nordestino.

PRESERVAÇÃO – Também como parte da programação dos 50 anos, será realizado nos dias 9, 11 e 13 de dezembro, das 19h às 22h, o Curso de Preservação Audiovisual em Película, que será ministrado por Hernani Heffner, da Cinematca do MAM.

De viés teórico-prático, com ênfase no manuseio da película e na sua preparação para conservação de longo prazo, o curso traz uma breve história da preservação cinematográfica, conceitos de documento audiovisual, arquivo de imagens em movimento e a relevância do arquivista audiovisual, aspectos estéticos, industriais e tecnológicos do cinema, especificidades da película (suporte, emulsão, bitolas, janelas e tipos de deterioração), especificidades do som (registro, reprodução e preservação), métodos de manuseio, revisão e reparo de películas, entre outros.

O investimento para participar do curso é de R$ 50 e há 30 vagas. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] e aguardar orientações de inscrição.

GASTRONOMIA - Para encerrar a programação de dezembro foi criado um evento envolvendo cinema e gastronomia. Cinema, comida e conversa traz a exibição do filme Os catadores e eu (Les glaneurs et la glaneuse), da cineasta belga Agnès Varda, seguido de um bate-papo, também gratuito, com a cineasta e chef Jéssica Lorena.

A partir das possibilidades lançadas pelo filme, a conversa se dá em torno de questões pertinentes a alimentação para se pensar o desperdício, as relações de trabalho no meio rural, o diálogo entre consumo e produção como ferramentas políticas, econômicas e sociais.

Após a exibição do filme e a conversa inicial, quem tiver feito a inscrição prévia seguirá para um jantar preparado no museu pela própria chef, que servirá os pratos e comentará os alimentos preparados com base nas discussões e reflexões propostas pelo filme. O cardápio é uma surpresa (com entrada, prato principal e sobremesa – com opções vegetarianas).

A exibição do filme e o bate-papo são gratuitos e sujeitos à lotação da sala de exibição do MIS-PR. O jantar possui apenas 15 vagas e tem o valor de R$ 50 – quem quiser se inscrever para o jantar deve mandar um email para [email protected] com o nome completo e o nome do evento, e em seguida os dados para depósito e as informações sobre o cardápio serão enviadas.

SERVIÇO
50 anos do Museu da Imagem e do Som do Paraná
Programação de Dezembro de 2019
Inscrições para curso e evento de gastronomia: [email protected]
Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro - Curitiba
(41) 3232-9113 |www.mis.pr.gov.br



© Copyright 2023 Grupo Tarobá