Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Festa celebra imigração italiana em Santa Felicidade

23/11/19 às 11:48 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os 141 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, serão celebrados durante todo o fim de semana com uma festa que reúne música, cultura e comidas típicas. O governador em exercício Darci Piana participou nesta sexta-feira (22) da abertura do evento, que segue até este domingo (25) e promete reunir milhares de pessoas.

Famílias vindas da região de Vêneto, no Nordeste da Itália, começaram a se instalar em Santa Felicidade em 1878. Quase um século e meio depois, a presença italiana ainda é muito forte na região, visível na arquitetura colonial e principalmente na gastronomia típica.

A manutenção da tradição se reflete na economia do bairro, que se tornou um dos principais polos gastronômicos e turísticos da capital. “A nossa cidade é comentada no mundo inteiro, mas Santa Felicidade é o bairro curitibano mais lembrado dentro e fora do Brasil. Por aqui passam milhares de turistas todas as semanas”, disse Piana. “Isso é resultado do trabalho dos moradores e comerciantes do bairro, que recebem com carinho as pessoas que vêm nos visitar”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

FESTA – Além da comida italiana, os três dias de festa vão contar também com músicas típicas, apresentações de danças folclóricas e missa celebrada pelo padre Cláudio Ambrósio na paróquia São José e Santa Felicidade. “É o momento de mostrar que a cultura italiana continua viva na nossa cidade. Cabe a nós mantermos sempre os costumes”, afirmou o prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero.

As barracas estão distribuídas em um trecho de 300 metros da Avenida Manoel Ribas, entre a Avenida Toaldo Tulio e a Rua Madre Clélia Merloni. No local são servidos o famoso frango com polenta fritos, além queijos, vinhos, pão com bife, pão com pernil, lambari frito e doces como a tradicional cuca com uva.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; o presidente da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade, Marlus Bertoli; e os vereadores Mauro Inácio, Maria Manfron, Edmar Colpani e Bruno Pessuti.


Aen PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá