Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Decisão do STF mexe com quatro deputados estaduais

03/06/22 às 10:03 - Escrito por Fernando Brevilheri
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministro Nunes Marques do STF – Supremo Tribunal Federal devolveu ao ex-delegado da PF Fernando Francischini PSL PR o mandato de Deputado Estadual. Francischini teve o mandato cassado pelo TSE- Tribunal Superior Eleitoral acusado de divulgar notícias falsas, em rede social, no primeiro turno das eleições de 2018.

O deputado fez uma live no dia das eleições de 2018 no Facebook em que teria divulgado fakenews sobre o sistema de votação. O Tribunal considerou abuso do poder político e anulou os votos de Francichini. Com a medida, outros tr\~es deputados da bancada também perderam a vaga.

No entanto, a decisão, proferida na Tutela Provisória Antecedente (TPA) 39, também restabeleceu o mandato de outros três deputados da bancada do Partido Social Liberal (PSL), eleitos pelo quociente eleitoral. Então vamos aos nomes:

Leia mais:

Imagem de destaque
MANDE SEU VÍDEO

Golaço! Primeira Hora estreia novo quadro e mostra os peladeiros de Londrina

Imagem de destaque
NO CENTRO DA CIDADE

Projeto prevê novo camelódromo com 500 lojas, estacionamento e praça de alimentação em Londrina

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Justiça autoriza reajuste nas tarifas de ônibus metropolitanos e rodoviários

Imagem de destaque

Marco Brasil: “Quero ser a voz de Londrina na Câmara”

Além de Francisquini, voltariam à casa, os deputados: Do Carmo, Emerson Bacil e Cassiano Caron. Saem: Adelino Ribeiro, Nereu Moura, Elio Rush e Pedro Paulo Bazana.

Quanto à perda dos mandatos dos parlamentares eleitos em razão do quociente eleitoral, o ministro observou que a orientação do TSE para as eleições de 2018 era de que, caso um candidato tivesse o mandato cassado por ato publicado depois do pleito, os votos deveriam ser contabilizados em favor da legenda.

Da decisão ainda cabe recurso e no julgamento do mérito decisão ainda pode ser reformada.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá