Comportamento

Qual é o melhor livro para cada idade da criança?


04/12/19 às 17:18 - Escrito por Redação Tarobá News

Criar o hábito de leitura desde criança é importante para contribuir no desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração, além de aflorar a curiosidade e a imaginação. Ademais, quando alguém lê para uma criança, o vínculo entre ambos é fortalecido -- afinal, a leitura, feita de maneira especial, pode marcar a criança por toda a vida.

Por isso, antes de escolher livros infantis, preste muita atenção na fase de desenvolvimento em que a criança se encontra e quais temas despertam mais sua atenção. Sendo assim, a dica inicial para isso é saber se aquele gênero ou história será de fácil compreensão para ela. Para te auxiliar nessa descoberta, separamos abaixo algumas dicas para escolher livros com base na idade de cada pequeno leitor.

Crianças de 0 a 2 anos

Crianças até os 2 anos estão em fase de descoberta e aprendizado sobre tudo! Por estarem desenvolvendo a fala, estão acostumadas a ouvir o que as pessoas dizem e tentam assimilar, dando significado às palavras e coisas que as cercam. Mesmo que ainda não compreendam as histórias, a leitura contribui para introduzir o gosto pelos livros, atraindo-as por meio de cores vibrantes e sons.

Sendo assim, nessa faixa etária, opte por livros que chamem a atenção visualmente. Ou seja, livros com cores vibrantes, texturas diferentes e dobraduras. Além disso, livros que são acompanhados por músicas são uma ótima alternativa.

Por estar na fase de aprender por repetição, a poesia para crianças pode ser introduzida aos poucos. As rimas podem ser uma alternativa divertida para o aprendizado.

Crianças de 3 a 5 anos

Essa faixa etária é marcada pelas demonstrações de sentimentos por parte das crianças. Além disso, a curiosidade fica mais aflorada e os porquês chegam com tudo. Por isso, livros com informações simples -- que auxiliam a manter o foco e passam a trazer pequenas explicações -- sobre situações do dia a dia e que fazem a criança refletir sobre o que sente são ideais.

Lembre-se: as ilustrações e cores ainda se fazem necessárias, mas as histórias podem ser mais enriquecidas de conteúdo.

Crianças de 6 a 8 anos

Já em fase de alfabetização, entre os 6 e 8 anos, as crianças já começam a ler sozinhas e possuem um pouco mais de foco para prestar atenção às histórias. Nessa fase, as crianças começam a demonstrar de fato quais são suas preferências literárias. Por isso, busque histórias que auxiliam na imaginação e no desenvolvimento de vocabulário e repertório cultural.

Livros sobre aventuras e conteúdos similares ao que aprendem na escola podem ser boas alternativas.

Crianças de 9 a 12 anos

Prestes a entrarem para a pré-adolescência, nessa fase, as crianças já expressam melhor suas opiniões e gostam de ter autonomia. Portanto, busque livros que desenvolvam o pensamento crítico e o autoconhecimento do corpo e sentimentos.

Nesse período, livros de ficção científica, terror e suspense fazem sucesso. Além disso, histórias mais complexas e com protagonistas reais -- que remetem ao dia a dia das crianças -- também são adequadas para as idades.