Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Operação contra clonagem de cartões transporte tem alvos em Londrina e Cambé

25/04/24 às 09:02 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu na tarde desta quarta-feira (24), cinco mandados de busca e apreensão na Operação Passe Livre, que investiga associação criminosa responsável por fraudes de bilhetes eletrônicos do transporte público de Ponta Grossa (crimes de estelionato e receptação). As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa e cumpridas nas cidades de Ponta Grossa e Cambé, em endereços ligados a pessoas investigadas. A operação contou com o apoio da Polícia Científica e da Polícia Militar do Paraná.


As apurações tiveram início em janeiro deste ano, a partir de representação apresentada ao Gaeco pela empresa responsável pela concessão do serviço público, que relatou estar sendo vítima de fraudes. A partir disso, o Gaeco identificou um esquema de clonagem de cartões transporte que ocorreria, pelo menos, desde 2021, e que já teria resultado em um prejuízo superior a R$ 500 mil à empresa e ao sistema público de transporte urbano de Ponta Grossa.


Esquema – Para a prática das fraudes, o grupo criminoso possuía tecnologia capaz de burlar os sistemas de segurança dos cartões e realizar dezenas de clones das passagens, criando créditos inexistentes que eram posteriormente distribuídos para cambistas que vendiam as passagens nos terminais urbanos. De acordo com o Gaeco, com a continuidade das apurações será verificado se os mesmos suspeitos estariam também atuando em outros municípios do estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
50 PARES DE TRICÔ

Idosas entregam sapatinhos de lã para pacientes da Maternidade Municipal

Imagem de destaque
ATIVIDADES EDUCATIVAS

Londrina terá ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Imagem de destaque
CPF NA NOTA

Sorteio do Nota Paraná será nesta quinta-feira com prêmio de R$ 1 milhão

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Novo boletim da dengue registra duas novas mortes e mais de 2 mil novos casos


Além dos mandados de busca e apreensão, o Judiciário também determinou a proibição dos investigados de se aproximem dos terminais de transporte urbano das cidades de Ponta Grossa, Londrina e Cambé.



Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá